SAV-Leste 2 - Minas Gerais e Espírito Santo

Aqui, você encontra conteúdos para o Serviço de Animação Vocacional.

domingo, 27 de junho de 2010

3ª ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA DO SAV – MARIANA - MG

15 PISTAS DO 3º CONGRESSO VOCACIONAL DO BRASIL
“Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações”

INTRODUÇÃO

O ponto de partida da presente reflexão é lançar um olhar sobre a realidade vocacional da Arquidiocese de Mariana a partir do que foi apresentado por cada região pastoral no primeiro momento desta assembleia. O que pressupõe o “Ver” numa perspectiva cristã - a primeira etapa de nossas atividades.
A partir destas 15 pistas do 3º Congresso Vocacional do Brasil, a se realizar nos dias 03 a 07 de setembro de 2010, em Itaici, município de Indaiatuba, SP, poderemos aprofundar algumas inquietações e desafios. Isto pressupõe o nosso “Julgar” e discernir segundo a Palavra de Deus, que direta ou indiretamente implica no contexto atual da nossa ação pastoral – segunda etapa.
O nosso desafio maior é “Ir e fazer discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19). Por isso, queremos refletir sobre o sentido da nossa vocação de batizados e chamados aos vários serviços e ministérios, convencidos que desta 3ª Assembleia possa surgir algumas metas (prioridades), não muitas, mas aquelas que melhor correspondam aos anseios do Serviço de Animação Vocacional nos próximos três anos. É “agir” a partir de nossa Igreja arquidiocesana – terceira etapa.
A seguir as 15 pistas, a partir de uma reflexão do Pe. Ângelo Ademir Mezzari, religioso da Congregação Rogacionista e autor da terceira parte do “instrumento de trabalho” (texto-base) organizado pela Comissão Executiva, nomeada pela CNBB, para conduzir os trabalhos rumo ao 3º Congresso Vocacional.
1ª) A caminho do 3º Congresso Vocacional do Brasil
- Expressão e celebração da caminhada vocacional da Igreja no Brasil. (Resgate histórico)
- Deseja aprofundar o tema do discipulado e da missionariedade.
- Todos são responsáveis pelas vocações!
- É agora o tempo para continuar construindo o novo, tempo de avançar e planejar.
2ª) Acolhida de Aparecida e do Sínodo da Palavra
- Acolher as orientações de Aparecida e do Sínodo da Palavra de Deus.
- Buscar e apresentar uma reflexão e instrumentais teóricos capazes de avançar na compreensão e vivência do discipulado a partir do batismo, da fundamental vocação à santidade.
- Refletir a teologia das vocações e da animação vocacional.
- Afirmar e consolidar a identidade do serviço de animação vocacional e de seus agentes e protagonistas.
3ª) Consolidação da animação vocacional
- Garantir o processo de um itinerário vocacional capaz de levar cada pessoa a “descobrir o caminho para a realização de um projeto de vida.
- Insistir sobre a importância de uma metodologia e de um planejamento no serviço de animação vocacional, com o mínimo de uma estrutura e organização pastoral.
- Retomar algumas pistas e indicações definidas no 1º e no 2º Congresso Vocacional (questões da antropologia e da cultura vocacional, da inculturação e da evangelização, da oração e da espiritualidade, da integração das pastorais, da pedagogia e do planejamento, do itinerário vocacional).
4ª) Continuidade e avanço
- Faz-se necessário dar continuidade ao que se fez e apresentar novidade capaz de gerar um novo espírito e um novo coração.
- Existem condições favoráveis, e o planejamento, feito com antecedência, deve envolver todas as instâncias e setores eclesiais, fazendo chegar às bases eclesiais a reflexão proposta e favorecendo a participação e co-responsabilidade.
- Fundamental é a preparação, o aprofundamento temático, a articulação, o estabelecimento de prioridades, e uma programação que incida após o Congresso nos planos e projetos da mesma Conferência Episcopal e Comissão específica, das Dioceses e suas comunidades, dos Regionais.
- Abre-se uma nova etapa, com temáticas pertinentes e decisivas sobre a questão vocacional.
5ª) Confiança no Senhor da messe
- O sentimento é de esperança. Pois, o Senhor continua enviando operários para a sua messe, na grande riqueza, multiplicidade e complementaridade das vocações e ministérios.
- Como Igreja o serviço de animação vocacional assume o desafio de “promover e formar discípulos e missionários que respondam à vocação recebida” .
- Aparecida: o grande dom é o encontro com Jesus Cristo, o tesouro especial, a ser comunicado por toda parte, entre todas as nações, com alegria e gratidão. “Jesus Cristo seja encontrado, amado, adorado, anunciado e comunicado a todos” .
- Importante papel da Animação Vocacional: despertar, discernir, cultivar e acompanhar a vocação dos discípulos missionários da Igreja.
6ª) Método para a animação vocacional
- Ver a realidade em uma perspectiva cristã; Julgar e discernir segundo Jesus Cristo; Agir a partir da Igreja.
- Importância: colaborar para viver mais intensamente a vocação e a missão da Igreja, enriquecendo o trabalho teológico e pastoral, enquanto motiva para assumir a responsabilidade diante da situação.
- Aparecida: afirma que a eficácia do método tem seus pressupostos na “adesão crente, alegre e confiante em Deus Pai, Filho e Espírito Santo e a inserção eclesial” .
7ª) A iluminação bíblica do 3º Congresso Vocacional

- Imperativo missionário de Jesus ressuscitado: “Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. E ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei. E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos!”.
- Divisão do texto de Mateus em quatro pequenas partes articuladas entre si: Primeira: indicação de voltar à Galiléia e encontrar-se com o Ressuscitado (vv. 16-17); Segunda consiste na solene proclamação de Jesus que recebeu de Deus o poder universal (v. 18); Terceira parte é o imperativo missionário (v. 19); Quarta: garantia da presença do Ressuscitado junto aos discípulos missionários (v.20).
8ª) A Palavra de Deus, fonte e sustento do discipulado e da missão
- A Sagrada Escritura, na vida de cada pessoa, assume uma função teológica, porque abre à transcendência, e uma função pedagógica, que educa à escuta, ao confronto com a mensagem da Palavra, e ao discernimento em vista de uma tomada de posição sobre si mesmo e sua história.
- Jovens: apresentada “a Escritura em suas implicações vocacionais de maneira que ajudem e os orientem em suas opções vocacionais.
- Candidatos ao sacerdócio: amar a Palavra de Deus, pois ela é “indispensável para formar o coração de um bom pastor, ministro da Palavra”
- A relação entre Palavra e vocação: valor espiritual, que conduz à questão da oração pelas vocações. Esta oração, ensinada por Jesus no Evangelho , para se pedir operários à messe, torna-se lugar de escuta, de proposta, de disponibilidade e de resposta vocacional.
- Espiritualidade bíblica fundamentada sobre a oração pelas vocações faz com que a Palavra ouvida e acolhida no coração possa transformar-se em discernimento e itinerário vocacional.
9ª) Uma animação vocacional que forma discípulos missionários
- Formação dos discípulos missionários de Jesus Cristo um lugar particular tem a pastoral vocacional que “acompanha cuidadosamente todos os que o Senhor chama a servir à Igreja no sacerdócio, na vida consagrada ou no estado laical” .
- Aparecida: este serviço vocacional é responsabilidade de todo o povo de Deus. Inicia na família, continua na comunidade cristã, dirige-se às crianças e especialmente aos jovens.
- Contempla os elementos fundamentais do um serviço de animação vocacional, como o entendemos hoje, a saber: responsabilidade de toda a Igreja, o povo de Deus; integrada na pastoral ordinária, de conjunto e orgânica;
- Dimensão eclesial e específica da vocação dos discípulos missionários a partir do batismo e do sacerdócio comum (ministros ordenados, vida consagrada, cristãos leigos e leigas);
- Família e comunidade cristã: ambiente propício para o florescimento da vocação.
- Interlocutores imediatos da animação vocacional: crianças e jovens;
10ª) A centralidade do Encontro com Jesus Cristo e a Conversão pastoral
- Propiciar e garantir o encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo .
- Necessidade de promover no serviço de animação vocacional uma “pedagogia do encontro” que desperte e forme autênticos discípulos missionários.
- O serviço de animação vocacional deve fazer uma conversão pastoral e renovação missionária, que deve “impregnar todos os planos pastorais de dioceses, paróquias, comunidades religiosas, movimentos e de qualquer instituição da Igreja” .
- Exigem-se atitudes de “abertura, diálogo e disponibilidade para promover a co-responsabilidade e a participação efetiva de todos os fiéis na vida das comunidades cristãs” .
- Urgência pastoral é o testemunho de comunhão eclesial e de santidade de vida.
11ª) O serviço de animação vocacional como parte da missão eclesial

- Fortalecer o vínculo de unidade e comunhão na Igreja, aprofundando aquilo que é próprio da animação vocacional, que é chamar, acompanhar e discernir a vocação dos discípulos missionários.
- Papel fundamental exerce as equipes vocacionais comunitárias e paroquiais: formada por representantes das diversas vocações e pastorais afins, como a catequese, a juventude, a família, a liturgia, e outras. Deve-se continuar insistindo na criação, consolidação e formação das equipes e seus membros, oferecendo-lhes os meios e instrumentos formativos e técnicos para serem autênticos discípulos e fervorosos missionários.

12ª) A urgência e contribuição da animação vocacional

- É urgente dedicar cuidado à animação vocacional .
- Constata a escassez de pessoas que respondam à vocação sacerdotal e religiosa.
- A tarefa consiste em cultivar os ambientes onde nascem as vocações.
- O chamado é urgente, aos cristãos, especialmente os jovens.
- A animação vocacional é convidada a proclamar e defender, neste contexto, uma cultura da vida.
- A igreja, também por meio da animação vocacional, contribui para que todos os batizados se reconheçam como vocacionados, discípulos chamados e enviados, na vida e missão da igreja.
- Necessidade de um processo permanente de incentivo para que todas as vocações sejam promovidas, a saber, dos ministros ordenados, da vida consagrada e religiosa, dos cristãos leigos e leigas
- Família, lugar, escola, sementeira das vocações.
- Em tudo e sempre lembrar que o batismo é o sacramento base de toda vocação e missão.
- O sonho da animação vocacional é ter “uma Igreja plenamente consciente de ser uma assembléia de pessoas, convocadas e reunidas pelo infinito amor da Trindade, na riqueza da diversidade e complementariedade das vocações, carismas e ministérios” .

13ª) A formação dos animadores vocacionais

- Na perspectiva de uma Igreja ministerial: cursos, assessorias, escola vocacional, com várias modalidades, como uma ação específica e completa, abrangendo as dimensões teológicas, bíblicas, pastorais, e outros.
- Continuar os estudos e pesquisas, buscando aprofundar as várias dimensões das vocações e do serviço de animação vocacional. Produção de livros, subsídios como textos, áudios-visuais, filmes vocacionais que auxiliem os animadores e suas equipes. Instrumento valioso é a rede informatizada e virtual, a internet, sendo um importante e eficaz instrumento de evangelização e animação vocacional.
- Na perspectiva da formação trata-se ainda de aprofundar a identidade, o perfil e a missão dos animadores vocacionais.

14ª) Os desafios da animação vocacional

- Entre os inúmeros desafios: avanço em relação aos estudos da questão vocacional, sobretudo nos seus aspectos, sociais, pedagógicos e psicológicos. Um maior aprofundamento, com didática e planejamento, da dinâmica do itinerário vocacional, preparando e oferecendo subsídio para os animadores e os mesmos vocacionados. A utilização das novas tecnologias para entrar nas novas praças, atingir novos públicos , como dizia o 2º Congresso Vocacional. Há uma grande defasagem neste sentido, o que comporta formação específica e disponibilidade de recursos.
- Preocupa ainda a falta de recursos financeiros, e a disponibilidade de tempo de pessoas preparadas, sobretudo nas áreas da teologia, ciências humanas e comunicação, entre outros. Sem esquecer da permanente reflexão bíblica e teológica, um universo inesgotável.

15ª) Atenção à vocação e missão dos cristãos leigos e leigas

- Maior consideração e atenção à vocação e missão dos cristãos leigos e leigas. Oferecer instrumentos e materiais adequados para que realizem seu protagonismo no mundo.
- Protagonismo laical, na perspectiva do sacerdócio comum de todos os fiéis, é um grande serviço a ser prestado. É uma vocação própria, única, chamados e enviados no meio das realidades e da história. Alimentados pelos sacramentos, na vida e prática da fé e no compromisso da evangelização, os cristãos leigos assumem seu papel de testemunhas e sinais, capaz de incidir na vida social, política, econômica, gestar uma nova cultura da fé. São chamados a serem sal e luz. Os documentos eclesiais, como ultimamente o de Aparecida, ressaltam esta dinâmica do discipulado e da missionariedade, que responde a este apelo e a este significado da vocação laical, que deve ser promovida e sustentada como as outras vocações.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

PROPOSTA METODOLÓGICA PARA OS GRUPOS

1ª Etapa: VER (Arquidiocese de Mariana)

a) Apresentação da realidade vocacional da Arquidiocese (história da animação vocacional) região pastoral e paróquias.
b) Destacar o que mais chamou atenção no resgate da realidade e levantar alguns elementos em tópicos temáticos.

2ª Etapa: JULGAR (Pistas do 3º Congresso Vocacional do Brasil)

a) Escolher pelo menos um tópico temático da 1ª etapa. Iluminar, aprofundar e partilhar em grupo, na 3ª etapa, tendo presente as reflexões do assessor e das 15 pistas do 3º Congresso Vocacional.
3ª Etapa: AGIR (Arquidiocese de Mariana)
a) Em grupos contemplaremos o agir, que significa atuar “a partir da Igreja, Corpo Místico de Cristo e Sacramento universal de salvação na propagação do Reino de Deus”. Não só, mas tem como conseqüência a “projeção do agir como discípulos missionários de Jesus Cristo”. Os pressupostos indispensáveis são “a adesão crente, alegre e confiante em Deus Pai, Filho e Espírito Santo e a inserção eclesial” .
b) Formular a meta (compromisso) a partir da realidade (ver) e do 3º Congresso (julgar) (1ª e 2ª etapas).
c) Em plenário os grupos apresentarão a meta (prioridade) assumida para o SAV nos próximos três anos. Explicitar e partilhar.
d) A assembleia poderá aprovar as metas (prioridades) por aclamação e apresentá-las, simbolicamente, durante a celebração eucarística.

Assessoria: Pe. Geraldo Tadeu Furtado, RCJ

Cf. 2.o Congresso Vocacional, Doc. Final, n. 10-11.



Cf DA 19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Discípulos Missionários a serviço das Vocações

AGENDA DO SAV LESTE II


PASTORAL: VOCACIONAL

ATIVIDADE DO REGIONAL LESTE II
- Reunião da coordenação das províncias

DATA
09 de março
01 de junho
05 de novembro

LOCAL:
CNBB –Av. João Pinheiro, 39 - 2° andar - Belo Horizonte -

CONTATO: Ir. Gervis Monteiro

ATIVIDADE:

1° Congresso Vocacional – Regional Leste II
Centro de Formação Martina Toloni -Vila Velha – ES.
Arquidiocese de Vitória
DATA:
30, 31 de jul a 01° de agosto
CONTATO:
Ir. Gervis Monteiro e Pe. Márcio Ferreira de Sousa
ATIVIDADE:
III Congresso Vocacional do Brasil
Itaici- São Paulo
03 a 07 de setembro de 2010.
CONTATO: Ir. Gervis Monteiro
ATIVIDADE:
Reunião dos coordenadores do SAV em nível nacional
Centro Rogate – São Paulo
DATA:
22 a 23 de março
Reunião Conjunta da CMOVC
DATA: 25 a 28 de outubro
LOCAL: Aparecida-SP
CONTATO:
Pe. Reginaldo
ATIVIDADE:
Celabração do dia do Bom Pastor
Tema: Testemunho suscita vocações
DATA: 4° domingo da Páscoa
CONTATO: Ir. Gervis e coordenadores das províncias eclesiástica
ATIVIDADE:
Celebrar as diversidades das vocações na Igreja.
Em todas as dioceses
DATA:Agosto mês vocacional
Tema: Discípulos Missionários a serviço das vocações’
CONTATO:
Ir. Gervis e coordenadores das províncias eclesiástica
Província de Belo Horizonte
ATIVIDADE:
Reunião da coordenação
DATA:
08 de fevereiro - Casa de Oliveira - BH-8h30min às 13h
03 de maio - Casa de Divinópolis - BH - 8h30min às 13h
04 de outubro - Casa de Sete Lagoas - BH - 8h30min às 13h
Seminário S. José em Belo Horizonte
- III Assembléia do SAV
DATA: 12 a 14 de novembro
LOCAL: Divinópolis

CONTATO:
Pe. Everaldo Quirino
Província de Belo Horizonte Pe. Everaldo Quirino
Província de Diamantina
ATIVIDADE:
Estudo do texto base do III Congresso Vocacional
LOCAl: Diocese de Almenara
data: 31 de abril a 01 de maio
contato: Pe. Aleandro Santos Vieira

Província de Juiz de Fora
ATIVIDADE:
- 1° Sínodo arquidiocesano
LOCAL: Juiz de Fora
13/12/2009 a 21/01/2010
- Estudo do texto base do III Congresso Vocacional
Local a definir
Data a definir
CONTOATO: Ir. Terezinha e Willian

Província de Mariana
ATIVIDADE:
Ceara: grande encontro de juventudes
DATA: 13 a 16 de fevereiro
LOCAL: Viçosa
- Reunião da coordenação
DATA:
20 de março
09 de outubro
- Estudo do documento final do III Congresso vocacional do Brasil
DATA: A definir
Novembro
CONTATO: Ir. Eva
- Encontros vocacionais
LOCAL: Governador Valadares
DATA: Um vez por mês
CONTATO: Padre Anderson José de Paula
- Reunião da coordenação do SAV e GV
Gov. Valadares
Um vez por por mês
CONTATO:
Padre Anderson José de Paula
- Assembléia de Animadores Vocacinais (Mariana)
Data: 15 de maio
Local: Ponte Nova

Província de Pouso Alegre
ATIVIDADE:
Encontro de Acompanhamento Vocacional
LOCAL: Três Corações Dioc. de Campanha
19 a 21 de fevereiro
CONTATO: Reginaldo
- Encontro Diocesano da OVS
LOCAl: Três Corações (Dia Mundial de Oração pelas Vocações)
25 de abril
- Congresso/Assembléia Vocacional
Diocese da Campanha
Data a definir
- Reunião da coordenação das dioceses do SAV
Diocese de Campanha
DATA: maio
- Encaminhamento para o I Congresso Regional
Local a definir
DATA: Junho e setembro
- Congresso Vocacional
Três Corações diocese de Campanha
DATA: 12 a 14 de novembro
Província de Montes Claros
ATIVIDADE: Reunião da coordenação
LOCAL: Paracatu
DATA: 02 de março
CONTATO: Pe. Antonio Eduardo