SAV-Leste 2 - Minas Gerais e Espírito Santo

Aqui, você encontra conteúdos para o Serviço de Animação Vocacional.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

CELEBRAÇÃO VOCACIONAL

ANO SACERDOTAL


CELEBRAÇÃO VOCACIONAL
REZEMOS PELA SANTIFICAÇÃO SACERDOTAL
Canto inicial: “Vem e eu mostrarei”
1. Vem e eu mostrarei que o meu caminho te leva ao Pai, guiarei os passos teus e junto a ti hei de seguir. Sim, eu irei e saberei como chegar ao fim. De onde vim prá onde vou, por onde irá, irei também.
2. Vem, eu te direi o que ainda estás a procurar. A verdade é como o sol que invadirá teu coração. Sim, eu irei e aprenderei minha razão de ser. Eu creio em ti , que crês em mim e à tua luz verei a luz.
3. Vem, e eu te farei da minha vida participar. Viverás em mim aqui: viver em mim é o bem maior. Sim, eu irei e viverei a vida inteira assim, eternidade é na verdade, o amor vivendo sempre em nós.
1. ACOLHIDA

Animador: Irmãos e irmãs, neste mês em que toda a Igreja celebra o Dia de Santificação Sacerdotal, vamos nos unir ao Sagrado Coração de Jesus e a todos os sacerdotes, pedindo ao Bom Pastor por aqueles que ele escolheu e chamou, fazendo-os ministros do evangelho. Estamos reunidos:
Todos: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém
Animador: O Dia de Santificação Sacerdotal é realizado desde 1948 na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, que é uma festa móvel, na segunda sexta-feira após Corpus Christi. A idéia partiu do Pe. Mário Venturini, fundador da Congregação Jesus Sacerdote, e foi aprovada pelo papa Pio XII. Em 1995 a Congregação para o Clero assumiu tal iniciativa. Pe. Ventuniri desejava que os presbíteros refletissem – unidos – sobre o amor de Jesus, Sumo Sacerdote, por seus escolhidos, a caminho da santidade.
Todos: Com toda a Igreja de Cristo, rendamos graças por tal iniciativa que tanto tem contribuído para fortalecer no povo de Deus a estima e a oração pelos seus sacerdotes. A vocação sacerdotal é um dom de Deus para a Igreja e para o mundo.
2. A PALAVRA DE DEUS

Animador: Preparemo-nos para ouvir a Palavra de Deus, cantando:
Canto de aclamação:
Leitor 1: O Senhor esteja convosco
Todos: Ele está no meio de nós
Leitor 1: Evangelho de Jesus Cristo, escrito por João (15, 15-17)

Leitor 1: Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: “Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça.... Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”. Palavra da Salvação
Todos: Glória a vós, Senhor
Breve silêncio
3. REFLEXÃO

Leitor 2: O presbítero, antes de tudo pessoa humana – pelo Batismo, filho de Deus – é chamado a viver em santidade, no amor total a Jesus Cristo. Para isso, o amor é condição primeira para ser pastor de seu rebanho. É importante lembrar o diálogo com Pedro, no qual Jesus pergunta: “Tu me amas mais do que estes? Cuida dos meus cordeiros (cf. Jo 21,15). Portanto, quando os sacerdotes amam o Cristo e o povo que lhes foi confiado, é possível dar à comunidade de fé profunda alegria por aquilo que são e significam nas Igrejas Particulares.
Todos: Enviai, Senhor, sacerdotes santos à vossa Igreja e operários à vossa messe.
Leitor 3: O primado absoluto da graça da própria vocação do presbítero emerge, na sua totalidade, quando vivido na intimidade maior com Deus Uno e Trino. Aí o sacerdote vivencia, mais profundamente, a palavra de Jesus: “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça” (Jo 15,16)
Todos: Senhor Jesus, fazei com que os nossos sacerdotes encontrem a alegria completa somente em vós
Leitor 4: O sacerdote é uma delicadeza do coração do próprio Deus: “Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração” (Jr 3,15). Nossos padres não precisam só de elogios, mas de perdão, de compreensão e de colaboração. O padre é uma invenção do amor Trinitário em favor do povo. Na comunidade cristã toda e qualquer pessoa deve ouvir a voz de Deus que o chama para a vocação. Ser padre não é uma dignidade somente para os santos e justos, nem é uma opção para quem não alcançou outros ideais na vida. O padre é um pai, um pastor, um profeta, um homem de Deus.
Todos: Senhor Jesus, ensinai-nos a acolher e amar os nossos sacerdotes
Leitor 5: O sacerdote é investido da responsabilidade da edificação de uma nova sociedade em Cristo. Mais particularmente, ele tem a responsabilidade de oferecer um testemunho de fé na presença nova que brota de cada consagração, que transforma o pão e o vinho em corpo e sangue do Senhor. Por isso a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus constitui, para nós, um convite a contemplar o amor que brota da fonte inesgotável de Cristo e se difunde em toda a humanidade, mediante a Eucaristia
Todos: Senhor Jesus, fazei de nossos sacerdotes multiplicadores espirituais de toda a Igreja, mediante a Eucaristia
Leitor 6: Cada sacerdote é um dom de Deus à Igreja, que agradece, acompanha e o estimula com a oração da comunidade. E o mesmo se diga das vocações na sua origem, à qual de aliam a iniciativa divina e a colaboração dos fiéis. Dizia o papa João Paulo II em sua Exortação Apostólica Pós-sinodal “Dar-vos-ei Pastores” (Pastores Dabo Vobis): “ A vocação sacerdotal é um dom de Deus, que constitui certamente uma grande bem para aquele que é o seu primeiro destinatário. Mas é também um dom para a Igreja inteira, um bem para a sua vida e missão. A Igreja, portanto, é chamada a proteger este dom, a estimá-lo e amá-lo: ela é responsável pelo nascimento e pela maturação das vocações sacerdotais” (n.41)
Todos: Senhor Jesus, fazei com que todo encontro com a Palavra de Deus seja um momento feliz para a resposta vocacional de nossos sacerdotes
Leitor 7: Para o papa Bento XVI, o sacerdote, alimentado pela Palavra de Deus é testemunha universal da caridade de Cristo, e coloca-se em sintonia com a Igreja de Cristo. Afirma o papa: “Não podemos reservar para nós o amor que celebramos no mistério eucarístico. Por sua natureza, pede para ser comunicado a todos. Aquilo de que o mundo tem necessidade é do amor de Deus, é de encontrar Cristo e acreditar nele. Por isso, a Eucaristia é fonte e ápice não só da vida da Igreja mas também da sua missão:” Uma Igreja autenticamente eucarística é uma Igreja missionária” (Exortação Apostólica Pós-sinodal Sacramentum Caritatis, n.84)
Todos: Ó Senhor da messe, não deixai faltar à sua Igreja numerosas e santas vocações
Leitor 8: Bento XVI, no seu discurso para a sessão inaugural da 5ª Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe, no dia 13 de maio de 2007, em Aparecida-SP, afirmou que levar Deus aos homens é a missão essencial do sacerdote, missão que o ministro sagrado pode realizar porque, sendo escolhido por Deus, vive para ele: “Os primeiros promotores do discipulado e da missão são aqueles que foram chamados para estar com Jesus e ser enviados a pregar (cf. Mc 3,14). [...] O Sacerdote deve ser antes de tudo um homem de Deus (1Tm 6,11): um homem que conhece a Deus em primeira mão, que cultiva uma profunda amizade com Jesus, que compartilha os sentimentos de Jesus (cf. Fl 2,5). Somente assim o sacerdote será capaz de levar Deus – o Deus encarnado em Jesus Cristo – aos homens, e ser representante do seu amor” (n.5).
Todos: Que nossos ministros ordenados, segundo o exemplo de Jesus, Bom Pastor, cuidem, com carinho e amor de todas as pessoas a eles confiadas.
4. PRECES DA COMUNIDADE

(o animador pode motivar a assembléia para as preces espontâneas, e a cada duas ou mais preces, deve-se cantar a resposta: refrão da música “A Barca”):
Todos: Senhor, tu me olhaste nos olhos, a sorrir, pronunciaste meu nome, lá na praia, eu larguei o meu barco, junto a ti buscarei outro mar...
5. CONCLUSÃO

Animador: Concluamos nossa celebração vocacional, rezando juntos:
Todos: Senhor Jesus, somos vossos servos, vossos amigos! Sois o único e eterno Sacerdote, capaz de compreender nossas fraquezas e vos oferecer em sacrifício pela salvação de todos. Somos um povo sacerdotal. Somos um rebanho que precisa de pastores. Ficai conosco, Jesus! Acompanhai aqueles que chamastes ao sacerdócio. Fortalecei os que coroastes com a consagração. Sustentai os vacilantes. Acolhei os louvores dos exultantes. A todos integrai na única família, que é vossa Igreja. Amém.
6. BENÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Discípulos Missionários a serviço das Vocações

AGENDA DO SAV LESTE II


PASTORAL: VOCACIONAL

ATIVIDADE DO REGIONAL LESTE II
- Reunião da coordenação das províncias

DATA
09 de março
01 de junho
05 de novembro

LOCAL:
CNBB –Av. João Pinheiro, 39 - 2° andar - Belo Horizonte -

CONTATO: Ir. Gervis Monteiro

ATIVIDADE:

1° Congresso Vocacional – Regional Leste II
Centro de Formação Martina Toloni -Vila Velha – ES.
Arquidiocese de Vitória
DATA:
30, 31 de jul a 01° de agosto
CONTATO:
Ir. Gervis Monteiro e Pe. Márcio Ferreira de Sousa
ATIVIDADE:
III Congresso Vocacional do Brasil
Itaici- São Paulo
03 a 07 de setembro de 2010.
CONTATO: Ir. Gervis Monteiro
ATIVIDADE:
Reunião dos coordenadores do SAV em nível nacional
Centro Rogate – São Paulo
DATA:
22 a 23 de março
Reunião Conjunta da CMOVC
DATA: 25 a 28 de outubro
LOCAL: Aparecida-SP
CONTATO:
Pe. Reginaldo
ATIVIDADE:
Celabração do dia do Bom Pastor
Tema: Testemunho suscita vocações
DATA: 4° domingo da Páscoa
CONTATO: Ir. Gervis e coordenadores das províncias eclesiástica
ATIVIDADE:
Celebrar as diversidades das vocações na Igreja.
Em todas as dioceses
DATA:Agosto mês vocacional
Tema: Discípulos Missionários a serviço das vocações’
CONTATO:
Ir. Gervis e coordenadores das províncias eclesiástica
Província de Belo Horizonte
ATIVIDADE:
Reunião da coordenação
DATA:
08 de fevereiro - Casa de Oliveira - BH-8h30min às 13h
03 de maio - Casa de Divinópolis - BH - 8h30min às 13h
04 de outubro - Casa de Sete Lagoas - BH - 8h30min às 13h
Seminário S. José em Belo Horizonte
- III Assembléia do SAV
DATA: 12 a 14 de novembro
LOCAL: Divinópolis

CONTATO:
Pe. Everaldo Quirino
Província de Belo Horizonte Pe. Everaldo Quirino
Província de Diamantina
ATIVIDADE:
Estudo do texto base do III Congresso Vocacional
LOCAl: Diocese de Almenara
data: 31 de abril a 01 de maio
contato: Pe. Aleandro Santos Vieira

Província de Juiz de Fora
ATIVIDADE:
- 1° Sínodo arquidiocesano
LOCAL: Juiz de Fora
13/12/2009 a 21/01/2010
- Estudo do texto base do III Congresso Vocacional
Local a definir
Data a definir
CONTOATO: Ir. Terezinha e Willian

Província de Mariana
ATIVIDADE:
Ceara: grande encontro de juventudes
DATA: 13 a 16 de fevereiro
LOCAL: Viçosa
- Reunião da coordenação
DATA:
20 de março
09 de outubro
- Estudo do documento final do III Congresso vocacional do Brasil
DATA: A definir
Novembro
CONTATO: Ir. Eva
- Encontros vocacionais
LOCAL: Governador Valadares
DATA: Um vez por mês
CONTATO: Padre Anderson José de Paula
- Reunião da coordenação do SAV e GV
Gov. Valadares
Um vez por por mês
CONTATO:
Padre Anderson José de Paula
- Assembléia de Animadores Vocacinais (Mariana)
Data: 15 de maio
Local: Ponte Nova

Província de Pouso Alegre
ATIVIDADE:
Encontro de Acompanhamento Vocacional
LOCAL: Três Corações Dioc. de Campanha
19 a 21 de fevereiro
CONTATO: Reginaldo
- Encontro Diocesano da OVS
LOCAl: Três Corações (Dia Mundial de Oração pelas Vocações)
25 de abril
- Congresso/Assembléia Vocacional
Diocese da Campanha
Data a definir
- Reunião da coordenação das dioceses do SAV
Diocese de Campanha
DATA: maio
- Encaminhamento para o I Congresso Regional
Local a definir
DATA: Junho e setembro
- Congresso Vocacional
Três Corações diocese de Campanha
DATA: 12 a 14 de novembro
Província de Montes Claros
ATIVIDADE: Reunião da coordenação
LOCAL: Paracatu
DATA: 02 de março
CONTATO: Pe. Antonio Eduardo