SAV-Leste 2 - Minas Gerais e Espírito Santo

Aqui, você encontra conteúdos para o Serviço de Animação Vocacional.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

SAV- Arquidiocese de Mariana

Vigília Vocacional - 47º Dia Mundial de Oração pelas Vocações – 23 de abril de 2010

“O TESTEMUNHO SUSCITA VOCAÇÕES”

Ambiente: deverá ser numa capela, Círio Pascal, velas para os participantes, Bíblia, flores para ornamentar o local onde será colocado o Santíssimo, se for oportuno, utilizar incenso.

Motivação

Anim: Amados irmãos e amadas irmãs neste momento nos reunimos em comunhão com toda Igreja para celebrar o Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Este é o dia propício para colocarmos em prática o grande mandato de Jesus: “peçam ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita” (Mt 9, 38). A nossa atitude orante nesta noite suscitará o desejo e a preocupação pelas vocações à vida religiosa, sacerdotal, missionária e laical. Unidos em torno do Círio Pascal, símbolo de Cristo ressuscitado, devemos manifestar a união de corações cujo centro é Jesus Cristo. Com esta alegria vamos cantar e pedir ao Senhor que continue dando perseverança aos que já responderam ao chamado; coragem aos que ainda estão resistentes a este convite; e a todos nós aqui hoje, um coração generoso para em tudo fazer a Vossa vontade.

Canto Inicial (enquanto canta-se, acontece procissão de entrada: incenso, Círio Pascal, Bíblia ou Lecionário, leitores e o dirigente)
1) Nossos corações em festa se revestem de louvor, pois aqui, se manifesta a vontade do Senhor. Que nos quer um povo unido a serviço da missão, animado e destemido, por amor e vocação.
Cristo, Mestre e Senhor, pois eterno é seu amor. Nesta fonte de água viva somos hoje seus convivas.
2) Nossos passos já se encontram a caminho do altar. Nossas vozes já decantam o que vimos proclamar. Neste mundo tão bonito, mas que pede redenção, nosso ‘sim’ ao Deus bendito por amor e vocação.

INVOCAÇÃO E SAUDAÇÃO INICIAL

Dir.: Em nome do Pai...
Dir.: A graça, a paz e o amor de Deus, nosso Pai, de Jesus Cristo, nosso Senhor, e a comunhão do Espírito Santo, estejam conosco.
Todos: Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.

LITURGIA DA LUZ
Anim.: Irmãos e irmãs, estamos reunidos nesta noite com a certeza de que Cristo é a luz do mundo, luz para os nossos passos. Só Ele é a luz que nos faz caminhar sem medo, mesmo quando é de noite, mesmo quando falta o ânimo, mesmo quando a angústia nos quer dominar. Ao acendermos as nossas velas no Círio Pascal vamos recordar essa luz com que fomos marcados no dia do nosso batismo: a luz da Ressurreição, a luz da Páscoa; e vamos pedir ao Deus da Vida que ilumine os nossos caminhos, que ilumine a nossa noite e que nos fortaleça no desejo de o amarmos mais e de o servirmos melhor nos irmãos. (O dirigente saindo do altar, pelo centro da Igreja, levará o Círio Pascal, e as pessoas acenderão suas velas).

Canto
1) Tu anseias, eu bem sei, a salvação. Tens desejo de banir a escuridão. Abre pois de par em par teu coração. E deixa a luz do céu entrar.
Deixa a luz do céu entrar, (deixa a luz do céu entrar). Deixa a luz do céu entrar. Abre bem as portas do teu coração. E deixa a luz do céu entrar.
2) Cristo, a luz do céu, em ti quer habitar. Para as trevas do pecado dissipar. Teu caminho e coração iluminar. E deixa a luz do céu entrar.
3) Que alegria andar ao brilho dessa luz. Vida eterna e paz no coração produz. Oh! aceita agora o salvador Jesus. E deixa a luz do céu entrar.

Oração
Dir.: Ó Deus que enviaste o vosso Filho como verdadeira luz do mundo: derramai sobre os vossos filhos a luz do vosso Espírito Santo prometido, para que lance as sementes do Evangelho nos corações de todos os batizados, e neles faça crescer a resposta ao dom da vocação e da missão. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo!

Todos.: Amém. (apagam-se as velas)

MENSAGEM DO PAPA
Dir.: Desde o primeiro Dia Mundial de Oração pelas Vocações, que se realizou em 1964, todo ano o Papa publica uma mensagem que norteia os momentos orantes deste dia. Na mensagem deste ano de 2010 o Papa Bento XVI diz que o testemunho suscita vocações, com atenção acompanhemos esta exortação.
L1: A Oração pelas Vocações é uma bela ocasião para refletirmos sobre a importância das vocações na vida e na missão da Igreja e também para intensificarmos nossas preces para seu crescimento em número e em qualidade.

Todos: Ajudai oh Senhor, a nossa comunidade a trabalhar e rezar mais pelas vocações.
L2: A fecundidade da proposta vocacional, depende em primeiro lugar da ação gratuita de Deus, mas, de acordo com a experiência pastoral, é favorecida também pela qualidade e riqueza do testemunho pessoal e comunitário de todos quantos já responderam ao chamado do Senhor no ministério sacerdotal e na vida consagrada. Pois o seu testemunho pode suscitar em outros o desejo de corresponder, por sua vez, com generosidade, ao apelo de Cristo. O tema está, assim, muito ligado à vida e missão dos sacerdotes e dos consagrados. Portanto, desejo convidar todos aqueles que o Senhor chamou para trabalhar na sua vinha a renovarem sua fiel resposta.”
Todos: Ajudai Senhor a nossa comunidade a ser um ambiente propício para o surgimento de novas vocações.
L3: “Já no Antigo Testamento os profetas tinham consciência de que eram chamados a testemunhar aquilo que anunciavam, dispostos a enfrentar também as incompreensões, as rejeições e perseguições. A tarefa confiada a eles por Deus os envolvia completamente, como um “fogo ardente” no coração, que não se pode aguentar (cf. Jr 20,9), e, por isso, estavam prontos a entregar ao Senhor não somente a voz, mas cada aspecto de suas vidas (...)”.
Todos: Dai-nos Senhor, a coragem de sermos discípulos e missionários do Vosso Filho.
L4: “Na plenitude dos tempos, será Jesus, o enviado do Pai (cf. Jo 5,36), a testemunhar com sua missão o amor de Deus à humanidade, sem distinção, com especial atenção aos últimos, aos pecadores, aos marginalizados, aos pobres. Ele é o supremo Testemunho de Deus e de seu desejo de salvação.”

Todos: Daí Senhor, as nossas comunidades catequistas imbuídos na edificação da fé de seu membros.

Leitor 5: “Na aurora dos novos tempos, João Batista, com uma vida inteiramente dedicada a preparar o caminho de Cristo, testemunha que no Filho de Maria de Nazaré cumprem-se as promessas de Deus. Quando vê Jesus vindo ao rio Jordão, onde estava batizando, indica-o aos seus discípulos como “o cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo” (Jo 1,29). O seu testemunho é tão fecundo que dois de seus discípulos, ouvindo falar assim, “passaram a seguir Jesus” (Jo 1,37)”.

Todos (cantando): Eis-me aqui Senhor, eis-me aqui Senhor, pra fazer tua vontade, pra viver no teu amor (bis).

Silêncio
EXPOSIÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO (só o ministro ordenado (bispo, padre, diácono) pode dar a benção do Santíssimo; caso não seja possível a presença de um destes, o ministro extraordinário poderá expor o Santíssimo, mas nunca dar a benção).

Anim.: Neste momento preparemos o nosso coração para acolhermos entre nós, Jesus Cristo, no Santíssimo Sacramento, Ele é quem dá o verdadeiro sentido às nossas vidas, e nos anima em nossa vocação, para que continuemos sempre, amando e servindo aos irmãos e irmãs. Cantemos acolhendo Jesus.

Cantos: Glória a Jesus – Bendito Louvado Seja – Podes Reinar
Dir.: Graças e louvores sejam dados a todo momento (3x).

Todos: Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento

Salmo 39(40)
Anim.: Com este salmo demos graças ao Senhor que nos chamou a sermos instrumentos dele com Cristo para a Salvação do Mundo. Peçamos que Ele venha sempre em nosso auxilio para fazermos com alegria sua vontade em nossas vidas.

Refrão (cantado): Eis que venho fazer com prazer, a vossa vontade Senhor.
1. Esperando, esperei no Senhor, e inclinando-se, ouviu meu clamor: é feliz quem a Deus se confia; quem não segue os que adoram os ídolos e se perdem por falsos caminhos.
2. Sacrifício e oblação não quisestes, mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados. E então eu vos disse: “Eis que venho!”.
3. Sobre mim está escrito no livro: “Com prazer faço a vossa vontade, guardo no meu coração vossa lei!”. Boas-novas de vossa justiça, anunciei numa grande assembléia; vós sabeis: não fechei os meus lábios!

Canto de Aclamação

Só tu tens palavras de vida eterna. Só tu tens poder de nos salvar. Sem ti, ó Senhor, a quem iremos? Sem tua luz não podemos caminhar. Tua palavra vem chegando de mansinho, procurando um coração pra se aninhar. Vem falar, Senhor. Põe tua palavra em nossos corações. Vem falar, Senhor. Pra que em nossa vida se acenda o teu fogo abrasador. Vem falar, Senhor.
EVANGELHO Jo 1, 35-44

Meditando
a) Quem ou quais foram as pessoas que apresentaram a você a pessoa de Jesus Cristo? Seus pais, catequistas, amigos, religiosos, padres, outros?

b) O que você busca ao querer seguir o mestre Jesus? Qual é ou qual tem sido a sua motivação? Qual é o sentido dessa busca?
c) A partir da narrativa evangélica recorde-se neste momento como foi o chamado de Jesus na sua vida.

Breve silêncio

Canto

Venho Senhor me ofertar. A minha vida consagrar. Quero renovar o meu sim. Que tua vontade se faça em mim. Renova Senhor minha vocação. Um consagrado para amar, um consagrado pra se doar, um amor que tudo suporta, um amor que não dá pra improvisar. Um consagrado para amar, um consagrado pra se doar, um amor que não busca interesses seus, é o mais puro amor, o amor de Deus!

PRECES

Dir.: Por esta estrada não caminhamos às escuras, somos iluminados pelo testemunho de vida de tantos irmãos que viveram e vivem com fidelidade e no silêncio a vocação própria. Acolhendo o chamamento do Senhor cada um de nós, com a sua própria vida, poderá ser uma pequena luz capaz de iluminar o caminho de tantos irmãos que procuram um sentido para sua existência. As diversas vocações, de fato, com a sua particular riqueza e especificidade contribuem para fazer com que a Igreja, em Cristo, seja “a luz dos povos” (LG 1). Dirijamo-nos a Deus, Pai de cada chamado, a nossa oração pelas vocações; a cada intercessão cantaremos:

Resposta: Enviai Senhor, muitos operários, pois a messe é grande Senhor, e os operários são poucos.

L1-Rezemos pelos presbíteros
Para que tenham especial solicitude em dar a conhecer aos fiéis, pelo ministério da Palavra e com um testemunho de vida em que se reflita o espírito de serviço e a verdadeira alegria pascal, a excelência e a necessidade do sacerdócio.
L2-Rezemos pelos consagrados e consagradas
Chamados a testemunhar que em Cristo reside a única esperança; sejam testemunho de que só n’Ele é possível encontrar a força para entregar a vida, segundo a sua própria vocação e só com Ele se pode caminhar ao encontro das necessidades profundas de salvação da humanidade.
L1-Rezemos pelos pais
Para que estejam próximos dos seus filhos nas suas escolhas vocacionais, não os deixando sós diante das grandes escolhas da adolescência e da juventude. Os ajudem a não se deixarem subjugar pela mentalidade do bem-estar e os conduzam à alegria e à liberdade autêntica no Espírito.
L2-Rezemos pelos catequistas e educadores
Chamados de modo particular a educar o sentido da vocação nos jovens. Que o seu objetivo seja sempre o de conduzir as novas gerações à descoberta do projeto de Deus, cultivando em cada um dos que lhe são confiados, a disponibilidade para fazer da própria vida um dom para os outros.
L1-Rezemos por toda a comunidade e em particular por todos os jovens:
Pelos que se sentem chamados a rezar para invocar o dom das vocações. Para que rezando pelas vocações aprendam a olhar com sabedoria evangélica o mundo e os desejos de vida e de salvação de cada ser humano; para que se viva a caridade e a compaixão de Cristo para com a humanidade e tenham a graça de poder dizer, segundo o exemplo da Virgem: “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38).

Dir.: Agora convido todos a invocar comigo o Senhor, para que não faltem nunca operários para a sua messe, cantando a oração que Ele mesmo nos ensinou: Pai nosso…

BENÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO (não sendo possível a presença de um ministro ordenado para dar a benção, o ministro extraordinário levará de volta ao Sacrário o Santíssimo Sacramento neste momento)

Tão Sublime Sacramento
1. Tão Sublime Sacramento, adoremos neste altar. Pois o Antigo Testamento, deu ao Novo o seu lugar. Venha a fé, por suplemento, os sentidos completar.
2. Ao eterno Pai cantemos e a Jesus, o Salvador. Ao Espírito exaltemos, na Trindade eterno Amor. Ao Deus Uno e Trino demos, a alegria do louvor. Amém

Pres.: Do céu lhes destes o pão, aleluia.
Ass.: Que contém todo o sabor, aleluia.

Oremos

Deus, que neste admirável Sacramento nos deixastes o memorial de vossa paixão, concedei-nos tal veneração pelos sagrados mistérios de vosso Corpo e de vosso Sangue, que experimentemos sempre em nós a sua eficácia redentora. Vós, que viveis e reinais pelos séculos dos séculos.

Ass.: Amém.
Cantos: Bendito louvado seja – Quem não te louvará
Anim.: Concluindo esta nossa Vigília Vocacional do Dia Mundial de Oração pelas Vocações, rezemos juntos a oração composta por Bento XVI na sua primeira mensagem para esta ocasião no ano de 2006:

Ó Pai, fazei com que surjam, entre os cristãos, numerosas e santas vocações ao sacerdócio,que mantenham viva a fé e conservem a grata memória do vosso Filho Jesus pela pregação da sua palavra e pela administração dos sacramentos com os quais renovais continuamente os vossos fiéis. Dai-nos santos ministros do vosso altar, que sejam atentos e fervorosos guardiães da Eucaristia, o sacramento do supremo dom de Cristo para a redenção do mundo. Chamai ministros da vossa misericórdia, os quais, através do sacramento da Reconciliação, difundam a alegria do vosso perdão. Fazei, ó Pai, que a Igreja acolha com alegria as numerosas inspirações do Espírito do vosso Filho e, dóceis aos seus ensinamentos, cuide das vocações ao ministério sacerdotal e à vida consagrada. Ajudai os Bispos, os sacerdotes, os diáconos, as pessoas consagradas e todos os batizados em Cristo para que cumpram fielmente a sua missão no serviço do Evangelho. Nós Vos pedimos por Cristo, nosso Senhor. Amém. Maria, Rainha dos Apóstolos, rogai por nós.

Dir.: Glorificai a Deus com as vossas vidas, desejando a paz de Cristo uns aos outros, ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
Todos: Graças a Deus

Canto Final – Me chamaste para caminhar - Navegar

Nossa Missão

1) Desde o ventre da minha mãe. Já me conhecia. Antes que eu nascesse. Jesus me escolheu. Hoje a minha vida. É para o seu louvor. Sigo anunciando o seu eterno amor.
Aonde mandar eu irei. Seu amor eu não posso ocultar. Quero anunciar para o mundo ouvir. Que Jesus é o nosso Salvador.(2x)
2) Grato eu estou Senhor. Porque me confiaste. A missão de proclamar o seu eterno amor. Mesmo sendo tão pequeno. Me deste autoridade. De em seu nome anunciar. A paz e a liberdade.
Deus te chama e quer ouvir o seu sim, o que você está esperando?

SAV da diocese de Mariana -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Discípulos Missionários a serviço das Vocações

AGENDA DO SAV LESTE II


PASTORAL: VOCACIONAL

ATIVIDADE DO REGIONAL LESTE II
- Reunião da coordenação das províncias

DATA
09 de março
01 de junho
05 de novembro

LOCAL:
CNBB –Av. João Pinheiro, 39 - 2° andar - Belo Horizonte -

CONTATO: Ir. Gervis Monteiro

ATIVIDADE:

1° Congresso Vocacional – Regional Leste II
Centro de Formação Martina Toloni -Vila Velha – ES.
Arquidiocese de Vitória
DATA:
30, 31 de jul a 01° de agosto
CONTATO:
Ir. Gervis Monteiro e Pe. Márcio Ferreira de Sousa
ATIVIDADE:
III Congresso Vocacional do Brasil
Itaici- São Paulo
03 a 07 de setembro de 2010.
CONTATO: Ir. Gervis Monteiro
ATIVIDADE:
Reunião dos coordenadores do SAV em nível nacional
Centro Rogate – São Paulo
DATA:
22 a 23 de março
Reunião Conjunta da CMOVC
DATA: 25 a 28 de outubro
LOCAL: Aparecida-SP
CONTATO:
Pe. Reginaldo
ATIVIDADE:
Celabração do dia do Bom Pastor
Tema: Testemunho suscita vocações
DATA: 4° domingo da Páscoa
CONTATO: Ir. Gervis e coordenadores das províncias eclesiástica
ATIVIDADE:
Celebrar as diversidades das vocações na Igreja.
Em todas as dioceses
DATA:Agosto mês vocacional
Tema: Discípulos Missionários a serviço das vocações’
CONTATO:
Ir. Gervis e coordenadores das províncias eclesiástica
Província de Belo Horizonte
ATIVIDADE:
Reunião da coordenação
DATA:
08 de fevereiro - Casa de Oliveira - BH-8h30min às 13h
03 de maio - Casa de Divinópolis - BH - 8h30min às 13h
04 de outubro - Casa de Sete Lagoas - BH - 8h30min às 13h
Seminário S. José em Belo Horizonte
- III Assembléia do SAV
DATA: 12 a 14 de novembro
LOCAL: Divinópolis

CONTATO:
Pe. Everaldo Quirino
Província de Belo Horizonte Pe. Everaldo Quirino
Província de Diamantina
ATIVIDADE:
Estudo do texto base do III Congresso Vocacional
LOCAl: Diocese de Almenara
data: 31 de abril a 01 de maio
contato: Pe. Aleandro Santos Vieira

Província de Juiz de Fora
ATIVIDADE:
- 1° Sínodo arquidiocesano
LOCAL: Juiz de Fora
13/12/2009 a 21/01/2010
- Estudo do texto base do III Congresso Vocacional
Local a definir
Data a definir
CONTOATO: Ir. Terezinha e Willian

Província de Mariana
ATIVIDADE:
Ceara: grande encontro de juventudes
DATA: 13 a 16 de fevereiro
LOCAL: Viçosa
- Reunião da coordenação
DATA:
20 de março
09 de outubro
- Estudo do documento final do III Congresso vocacional do Brasil
DATA: A definir
Novembro
CONTATO: Ir. Eva
- Encontros vocacionais
LOCAL: Governador Valadares
DATA: Um vez por mês
CONTATO: Padre Anderson José de Paula
- Reunião da coordenação do SAV e GV
Gov. Valadares
Um vez por por mês
CONTATO:
Padre Anderson José de Paula
- Assembléia de Animadores Vocacinais (Mariana)
Data: 15 de maio
Local: Ponte Nova

Província de Pouso Alegre
ATIVIDADE:
Encontro de Acompanhamento Vocacional
LOCAL: Três Corações Dioc. de Campanha
19 a 21 de fevereiro
CONTATO: Reginaldo
- Encontro Diocesano da OVS
LOCAl: Três Corações (Dia Mundial de Oração pelas Vocações)
25 de abril
- Congresso/Assembléia Vocacional
Diocese da Campanha
Data a definir
- Reunião da coordenação das dioceses do SAV
Diocese de Campanha
DATA: maio
- Encaminhamento para o I Congresso Regional
Local a definir
DATA: Junho e setembro
- Congresso Vocacional
Três Corações diocese de Campanha
DATA: 12 a 14 de novembro
Província de Montes Claros
ATIVIDADE: Reunião da coordenação
LOCAL: Paracatu
DATA: 02 de março
CONTATO: Pe. Antonio Eduardo