SAV-Leste 2 - Minas Gerais e Espírito Santo

Aqui, você encontra conteúdos para o Serviço de Animação Vocacional.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Hora Santa Vocacional

Tema: “O testemunho suscita vocações”

47º DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES


25 de abril de 2010

I. Acolhida

• Animador: Amados irmãos e amadas irmãs neste momento nos reunimos em comunhão com toda Igreja para celebrar o Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Este é o dia propício para colocarmos em prática o grande mandato de Jesus: “peçam ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita” (Mt 9, 38). E, para darmos inicio a este importante momento de fé e comunhão, invoquemos a Trindade Santa: Em nome do Pai, em nome do filho e em nome do Espírito Santo. Amém!

• Animador: Que a força do Pai que nos criou, do Filho que nos salvou e do Espírito que nos congrega no amor, esteja sempre no meio de nós.

Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

II. Canto

• 1. No meu coração sinto o chamado/ fico inquieto: preciso responder/ então pergunto: “Mestre onde moras?” / e me responde que é preciso caminhar/ seguindo teus passos, fazendo a história construindo o novo no meio do povo.

• Refrão: Mestre, onde moras, Mestre, onde estás? /: No meio do povo, vem e verás!

• Refrão: Mestre, onde moras, Mestre, onde estás? /: No meio do povo, vem e verás!

2.Te vejo em cada rosto das pessoas,/ tua imagem que anima e faz viver./ No coração amigo e que se doa,/ no sonho do Reino a acontecer./: Teu Reino é de justiça; é paz e amor;/ é a Boa Nova da Libertação.

• 3. Tua Palavra abre novos horizontes/ é convite de serviço aos irmãos/ a fé me dá coragem de assumir/ teu projeto nesta vida, neste chão/ meu sim é a resposta, é meu jeito de amar/ estar com teu povo e contigo morar.

• Refrão: Mestre, onde moras, Mestre, onde estás? /: No meio do povo, vem e verás!

III. A mensagem do Papa

• Animador: Desde o primeiro Dia Mundial de Oração pelas Vocações, que se realizou em 1964, todo ano o Papa publica uma mensagem que norteia os momentos orantes deste dia.

• Leitor 1: A Oração pelas Vocações é uma bela ocasião para colocá-los diante da importância das vocações na vida e na missão da Igreja e para intensificarmos nossas orações para seu crescimento em número e em qualidade”.

Todos: Ajudai ò Senhor, a nossa comunidade a trabalhar e rezar mais pelas vocações.

• Leitor 2: Na sua mensagem para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações deste ano o Papa acrescenta: “O testemunho suscita vocações. A fecundidade da proposta vocacional, de fato, depende em primeiro lugar da ação gratuita de Deus, mas, de acordo com a experiência pastoral, é favorecida também pela qualidade e riqueza do testemunho pessoal e comunitário de todos quantos já responderam ao chamado do Senhor no ministério sacerdotal e na vida consagrada. Pois o seu testemunho pode suscitar em outros o desejo de corresponder, por sua vez, com generosidade, ao apelo de Cristo. O tema está, assim, muito ligado à vida e missão dos sacerdotes e dos consagrados. Portanto, desejo convidar todos aqueles que o Senhor chamou para trabalhar na sua vinha a renovarem sua fiel resposta.”

Todos: Ajudai Senhor a nossa comunidade a ser um ambiente propício para o surgimento de novas vocações.

• Leitor 3: “Já no Antigo Testamento os profetas tinham consciência de que eram chamados a testemunhar aquilo que anunciavam, dispostos a enfrentar também as incompreensões, as rejeições e perseguições. A tarefa confiada a eles por Deus os envolvia completamente, como um “fogo ardente” no coração, que não se pode aguentar (cf. Jr 20,9), e, por isso, estavam prontos a entregar ao Senhor não somente a voz, mas cada aspecto de suas vidas (...)”. (Papa Bento XVI).

Todos: Dai-nos Senhor, a coragem de sermos discípulos e missionários do Vosso Filho.
• Leitor 4: “Na plenitude dos tempos, será Jesus, o enviado do Pai (cf. Jo 5,36), a testemunhar com sua missão o amor de Deus à humanidade, sem distinção, com especial atenção aos últimos, aos pecadores, aos marginalizados, aos pobres. Ele é o supremo Testemunho de Deus e de seu desejo de salvação.”. (Papa Bento XVI)

Todos: Daí Senhor, as nossas comunidades catequistas imbuídos na edificação da fé de seu membros.

• Leitor 5: “Na aurora dos novos tempos, João Batista, com uma vida inteiramente dedicada a preparar o caminho de Cristo, testemunha que no Filho de Maria de Nazaré cumprem-se as promessas de Deus. Quando vê Jesus vindo ao rio Jordão, onde estava batizando, indica-o aos seus discípulos como “o cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo” (Jo 1,29). O seu testemunho é tão fecundo que dois de seus discípulos, ouvindo falar assim, “passaram a seguir Jesus” (Jo 1,37)”. (Papa Bento XVI)

• (breve silêncio)
IV. Salmo 40

• Animador: Com este salmo demos graças ao Senhor que nos chamou a sermos instrumentos dele com Cristo para a Salvação do Mundo. Peçamos que ele venha em auxilio de nossa fraqueza e nos ajude na vivência de nossa vocação e missão.

• Todos o Refrão: Eis-me aqui Senhor,/ eis-me aqui Senhor,/ pra fazer tua vontade, pra viver no teu amor. Pra fazer tua vontade, pra viver no teu amor, eis-me aqui Senhor.

• 1. Esperei ansiosamente por Javé : Ele se inclinou para mim, e ouviu o meu grito . Fez -me subir da cova fatal , do brejo lodoso; colocou meus pés sobre a rocha e firmou os meus passos ;

• 2. Ele pôs em minha boca um cântico novo , um louvor ao nosso Deus . Vendo isso , muitos irão temer , e confiarão em Javé .

• 1. Feliz é o homem que confia em Javé ! Ele não se volta para os soberbos , nem para os seguidores da mentira . Quantas maravilhas realizaste , Javé meu Deus ! Quantos projetos em nosso favor ! Ninguém se compara a ti!

Quero anunciá -los, falar deles , mas ultrapassam qualquer conta .

• 2. Não queres sacrifício , nem oferta , mas abriste os meus ouvidos . Tu não pedes holocausto pelo pecado . Então eu digo : “Aqui estou para fazer a tua vontade ”. Meu Deus , eu quero ter a tua lei dentro de minhas entranhas .

• 1. Anunciei a tua justiça na grande assembléia e não fechei os meus lábios : Javé , tu o sabes . Não escondi tua justiça dentro do coração , falei da tua fidelidade e da tua salvação ; não ocultei teu amor e tua verdade diante da grande assembléia.

• 2. Quanto a ti, Javé , não negues tua compaixão por mim; teu amor e tua verdade sempre irão me proteger . Porque me rodeiam desgraças a não mais contar ; minhas culpas me atingem , e não posso fugir ; são mais que os cabelos da minha cabeça , e o meu coração me abandona .

• 1. Javé , vem libertar -me, por favor ! Javé , vem depressa me socorrer ! Que fiquem envergonhados e confundidos aqueles que buscam perder a minha vida ! Recuem e fiquem envergonhados aqueles que tramam a minha desgraça ! Fiquem mudos de vergonha aqueles que se riem de mim!
• 2. Exultem e alegrem -se contigo , todos aqueles que te buscam ! Os que amam a tua salvação repitam sempre : «Javé é grande !» Quanto a mim, sou pobre e indigente , mas o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e salvação . Meu Deus , não demores !
Glória ao Pai...

• Todos o Refrão: Eis-me aqui Senhor,/ eis-me aqui Senhor,/ pra fazer tua vontade, pra viver no teu amor. Pra fazer tua vontade, pra viver no teu amor, eis-me aqui Senhor.
V. Aclamação ao Evangelho
• Refrão: Fala Senhor, fala da vida, só tu tens palavras eternas queremos ouvir. (Bis)
• VI. Evangelho
• João 1, 29-51 – Vinde e Vede!
VII. Silêncio e Meditação

• (É importante proporcionar um instante de silêncio para ajudar na interiorização da Palavra e na reflexão pessoal de cada um).
Oração da Manhã
VIII. Reflexão e partilha

• Também a vocação de Pedro, como escreve o evangelista João, passa pelo testemunho do irmão, André, o qual, após ter encontrado o Mestre e ter respondido ao seu convite de permanecer com Ele, sente a necessidade de logo lhe dizer aquilo que descobriu no seu “habitar” com o Senhor: “Encontramos o Cristo! – que quer dizer Messias. Então, conduziu-o até Jesus” (Jo 1,41-42).
• Assim aconteceu com Natanael – Bartolomeu –, graças ao testemunho de um outro discípulo, Filipe, que o comunica com alegria sua grande descoberta: “Encontramos Jesus, o filho de José, de Nazaré, aquele sobre quem escreveram Moisés, na Lei, bem como os Profetas” (Jo 1,45).
• A iniciativa livre e gratuita de Deus encontra e interpela a responsabilidade humana de quantos acolhem o seu convite a se tornarem instrumentos, com o próprio testemunho, do chamado divino. Isto acontece ainda hoje na Igreja: Deus usa o testemunho dos sacerdotes, fiéis à sua missão, para suscitar novas vocações sacerdotais e religiosas a serviço de Seu Povo. Por esta razão gostaria de destacar três aspectos da vida do presbítero, que parecem ser essenciais para um eficaz testemunho sacerdotal.
• Se o sacerdote é o “homem de Deus”, que pertence a Deus e ajuda a torná-lo conhecido e ser amado, não pode deixar de cultivar uma profunda intimidade com Ele, permanecer no seu amor, escutando sua Palavra.
• A oração é o primeiro testemunho que suscita vocações. Como o apóstolo André, que comunica ao irmão ter conhecido o Mestre, igualmente quem deseja ser discípulo e testemunha de Cristo deve tê-lo “visto” pessoalmente, deve tê-lo conhecido, deve ter aprendido a amá-lo e a estar com Ele.
IX. Canto

1 - Tu te abeiraste da praia, não buscaste nem sábios nem ricos. Somente queres que eu te siga.

REF: Senhor, tu me olhaste nos olhos, a sorrir, pronunciaste meu nome, lá na praia, eu larguei o meu barco, junto a Ti buscarei outro mar.

2 - Tu sabes bem que em meu barco eu não tenho nem ouro nem prata, somente redes e o meu trabalho.
• 3 - Tu, minhas mãos solicitas, meu cansaço que a outros descanse, amor que almeja seguir amando.
4 - Tu, pescador de outros lagos, ânsia eterna de almas que esperam, bondoso amigo que assim me chamas.
• REF: Senhor, tu me olhaste nos olhos, a sorrir, pronunciaste meu nome, lá na praia, eu larguei o meu barco, junto a Ti buscarei outro mar.

X. Preces

Animador: Supliquemos irmãos e irmãs a Trindade Santa que acolha as nossas intenções, anseios e pedidos.

Todos: Ajudai-nos Senhor a viver a nossa vocação a serviço da Igreja-missão.
• 1. Para que todas as pessoas que hoje se encontram em nossas comunidades, possam estar abertas a acolher o chamado da Trindade que convoca constantemente. Rezemos.
Todos: Ajudai-nos Senhor a viver a nossa vocação a serviço da Igreja-missão.

• 2. Para que todas as comunidades, paróquias e dioceses assumam com responsabilidade o serviço vocacional, tendo em vista que o mesmo é um dever de toda a Igreja. Rezemos.
3. Peçamos a graça de compreender que, de um modo geral tudo é Divina Vocação no mundo: vocação à vida, vocação à fé e vocação à santidade. Rezemos.
4. Para que se multiplique em nossas comunidades pessoas que queiram contribuir por meio da oração e do Serviço de Animação Vocacional. Rezemos.

XI. Compromisso
Animador: A partir desse nosso momento orante, com certeza fomos interpelados e interpeladas a assumir o compromisso de ajudar a Igreja em seu Serviço de Animação Vocacional, em nossa comunidade, afim que, todos possam descobrir, assumir e viver sua vocação. O que vamos fazer e como fazer?

(Deixar um momento para partilhar)

• Elemento fundamental e reconhecível de toda vocação ao sacerdócio e à consagração é a amizade com Cristo. Jesus vivia em constante união com o Pai, e é isto que suscitava nos discípulos o desejo de viver a mesma experiência, aprendendo com Ele a comunhão e o diálogo incessante com Deus.
• Outro aspecto da consagração sacerdotal e da vida religiosa é o dom total de si a Deus. Escreve o apóstolo João: “Nisto sabemos o que é o amor: Jesus deu a vida por nós. Portanto, também nós devemos dar a vida pelos irmãos” (1Jo 3,16).
• Enfim, um terceiro aspecto que não pode faltar ao caracterizar o sacerdote e a pessoa consagrada é o viver a comunhão. Jesus indicou como sinal, distintivo de quem deseja ser seu discípulo, a profunda comunhão no amor: “Nisto conhecerão todos que sois os meus discípulos: se vos amardes uns aos outros” (Jo 13,35).
XII. Oração Final
• Animador: Concluindo esta nossa celebração do Dia Mundial de Oração pelas Vocações, rezemos juntos a Oração do Ano Vocacional de 1983.
Senhor da Messe e Pastor do Rebanho, faz ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: "Vem e segue-me". Derrama sobre nós o teu Espírito, que ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz.
• Senhor, que a Messe não se perca por falta de Operários e Operárias. Desperta nossas comunidades para a Missão. Ensina nossa vida a ser serviço. Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino, como cristãos leigos e leigas, consagrados e ministros ordenados.
• Senhor, que o Rebanho não pereça por falta de Pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres, diáconos, consagrados, cristãos leigos e leigas. Dá perseverança a nossos seminaristas e aos nossos vocacionados e vocacionadas. Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja.
Senhor da Messe e Pastor do Rebanho, chama-nos para o serviço de teu povo. Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder SIM. Amém.

XIII. Canto Final

• REF.: Vai, vai missionário do Senhor!/ Vai trabalhar na messe com ardor. / Cristo também chegou para anunciar, / não tenhas medo de evangelizar.
1. Chegou à hora de mostrarmos quem é Deus, / á América Latina/ e aos sofridos povos seus/ que passam fome, / labutam e se condoem, mas acreditam na libertação.
2. Se és cristão, és também comprometido. / Chamado foste tu/ e também foste escolhido / pra construção do Reino do Senhor. / Vai, meu irmão, / sem reserva e sem temor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Discípulos Missionários a serviço das Vocações

AGENDA DO SAV LESTE II


PASTORAL: VOCACIONAL

ATIVIDADE DO REGIONAL LESTE II
- Reunião da coordenação das províncias

DATA
09 de março
01 de junho
05 de novembro

LOCAL:
CNBB –Av. João Pinheiro, 39 - 2° andar - Belo Horizonte -

CONTATO: Ir. Gervis Monteiro

ATIVIDADE:

1° Congresso Vocacional – Regional Leste II
Centro de Formação Martina Toloni -Vila Velha – ES.
Arquidiocese de Vitória
DATA:
30, 31 de jul a 01° de agosto
CONTATO:
Ir. Gervis Monteiro e Pe. Márcio Ferreira de Sousa
ATIVIDADE:
III Congresso Vocacional do Brasil
Itaici- São Paulo
03 a 07 de setembro de 2010.
CONTATO: Ir. Gervis Monteiro
ATIVIDADE:
Reunião dos coordenadores do SAV em nível nacional
Centro Rogate – São Paulo
DATA:
22 a 23 de março
Reunião Conjunta da CMOVC
DATA: 25 a 28 de outubro
LOCAL: Aparecida-SP
CONTATO:
Pe. Reginaldo
ATIVIDADE:
Celabração do dia do Bom Pastor
Tema: Testemunho suscita vocações
DATA: 4° domingo da Páscoa
CONTATO: Ir. Gervis e coordenadores das províncias eclesiástica
ATIVIDADE:
Celebrar as diversidades das vocações na Igreja.
Em todas as dioceses
DATA:Agosto mês vocacional
Tema: Discípulos Missionários a serviço das vocações’
CONTATO:
Ir. Gervis e coordenadores das províncias eclesiástica
Província de Belo Horizonte
ATIVIDADE:
Reunião da coordenação
DATA:
08 de fevereiro - Casa de Oliveira - BH-8h30min às 13h
03 de maio - Casa de Divinópolis - BH - 8h30min às 13h
04 de outubro - Casa de Sete Lagoas - BH - 8h30min às 13h
Seminário S. José em Belo Horizonte
- III Assembléia do SAV
DATA: 12 a 14 de novembro
LOCAL: Divinópolis

CONTATO:
Pe. Everaldo Quirino
Província de Belo Horizonte Pe. Everaldo Quirino
Província de Diamantina
ATIVIDADE:
Estudo do texto base do III Congresso Vocacional
LOCAl: Diocese de Almenara
data: 31 de abril a 01 de maio
contato: Pe. Aleandro Santos Vieira

Província de Juiz de Fora
ATIVIDADE:
- 1° Sínodo arquidiocesano
LOCAL: Juiz de Fora
13/12/2009 a 21/01/2010
- Estudo do texto base do III Congresso Vocacional
Local a definir
Data a definir
CONTOATO: Ir. Terezinha e Willian

Província de Mariana
ATIVIDADE:
Ceara: grande encontro de juventudes
DATA: 13 a 16 de fevereiro
LOCAL: Viçosa
- Reunião da coordenação
DATA:
20 de março
09 de outubro
- Estudo do documento final do III Congresso vocacional do Brasil
DATA: A definir
Novembro
CONTATO: Ir. Eva
- Encontros vocacionais
LOCAL: Governador Valadares
DATA: Um vez por mês
CONTATO: Padre Anderson José de Paula
- Reunião da coordenação do SAV e GV
Gov. Valadares
Um vez por por mês
CONTATO:
Padre Anderson José de Paula
- Assembléia de Animadores Vocacinais (Mariana)
Data: 15 de maio
Local: Ponte Nova

Província de Pouso Alegre
ATIVIDADE:
Encontro de Acompanhamento Vocacional
LOCAL: Três Corações Dioc. de Campanha
19 a 21 de fevereiro
CONTATO: Reginaldo
- Encontro Diocesano da OVS
LOCAl: Três Corações (Dia Mundial de Oração pelas Vocações)
25 de abril
- Congresso/Assembléia Vocacional
Diocese da Campanha
Data a definir
- Reunião da coordenação das dioceses do SAV
Diocese de Campanha
DATA: maio
- Encaminhamento para o I Congresso Regional
Local a definir
DATA: Junho e setembro
- Congresso Vocacional
Três Corações diocese de Campanha
DATA: 12 a 14 de novembro
Província de Montes Claros
ATIVIDADE: Reunião da coordenação
LOCAL: Paracatu
DATA: 02 de março
CONTATO: Pe. Antonio Eduardo