SAV-Leste 2 - Minas Gerais e Espírito Santo

Aqui, você encontra conteúdos para o Serviço de Animação Vocacional.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

VIGÍLIA VOCACIONAL - 47 DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCACÕES


VIGÍLIA VOCACIONAL


47ª Dia Mundial de Oração Pelas Vocações

Tema: “O Testemunho suscita vocações”

Mensagem do Papa para o 47° dia mundial de oração pelas vocações
Ambiente
* Música de fundo alegre, com baixa intensidade;
* Círio Pascal ao lado do altar junto às flores;
* Candelabros de velas, de cada lado da custódia.

1. Acolhida

Dir.: Irmãos e irmãs: estamos reunidos nesta noite em comunhão com a Igreja no mundo inteiro que reza pelas vocações. Toda celebração é um acontecimento vocacional. Neste tempo, que queremos que seja intenso, cada um de nós não pode deixar de reconhecer a própria vocação pessoal, não pode deixar de ouvir a voz do Pai que, no Filho, pela força do Espírito, o chama a doar-se igualmente pela salvação do mundo. A oração também se torna caminho para o discernimento vocacional, não só porque Jesus mesmo convidou a rogar ao dono da messe, mas porque é somente na escuta de Deus que podemos chegar a descobrir o projeto que Deus mesmo traçou: no mistério contemplado, descobre-se a própria identidade, “escondida com Cristo em Deus”. A nossa atitude orante esta noite suscitará o desejo e a preocupação pelas vocações à vida religiosa, sacerdotal, missionária e laical. Unidos em torno do Círio Pascal, símbolo de Cristo ressuscitado, devemos manifestar a união de corações cujo centro é Jesus Cristo.

2. Canto: a escolha:Navegar
Como membro desta Igreja peregrina
Jesus Cristo me deixou inquieto

3. Exposição do Santíssimo (Glória a Jesus na Hóstia Santa)

4. Introdução

L 1: Jesus Cristo, estou aqui diante de Ti para cumprir o teu mandato: “Rogai ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua messe” (Mt 9, 38). Tu és o dono da messe e por isso venho pedir-Te o que Tu me mandaste pedir. Eu o ouvi e o li muitas vezes, mas só agora o tomo a sério, e quero dedicar-Te este momento de oração. Sempre te pedi por mim e pelas minhas coisas; de vez em quando pelos meus, mas poucas vezes te peço por algo, com que, até parece, que não tenho nada a ver. Assim, pensando bem, ao pedir-te que mandes apóstolos para os teus campos, peço indiretamente um dom para mim; esses operários que Tu mandas e que trabalham na tua messe serão para mim os mensageiros da tua palavra e do teu amor. Creio, Senhor, que estás aqui realmente presente neste sacramento admirável em que Tu, Senhor de todas as coisas, vens a mim como Pão que me fortalece no meu caminho.

Todos (cantado): Creio, Senhor, mas aumentai minha fé(bis)!

L 2: Creio Senhor, mas aumenta a minha fé. Creio que estás aqui comigo, que me escutas, que me falas interiormente sem ruído de palavras e que, indefeso desde o altar, és um sinal eloquente de amor, de doação, de entrega sem limites. Não só creio em Ti, como confio em Ti, porque és o amigo que deste a vida por mim; porque és a vida que me permite dar fruto; porque Tu tens palavras de vida eterna; porque és o Bom Pastor que me chama pelo próprio nome.

Todos (cantado): Tu és Senhor o meu pastor, por isso nada em minha vida faltará (bis).

L 3: Creio em Ti. Confio em Ti, e também Te amo porque Tu me amaste primeiro; porque deste a Tua vida para redimir o pecado; porque me abriste as portas do Teu Reino. Amo-Te pelo dom da vida que me deste de forma inesperada. Pelo dom da fé e do batismo; pela família cristã onde quiseste que nascesse e onde respirei essa fé sensível mas capaz de dar sentido a toda uma vida; pela comunidade que me ajuda a crescer nesta fé.

Todos (cantado): Eis me aqui Senhor, eis me aqui Senhor, pra fazer tua vontade pra viver do teu amor (bis)
Dir.: Venho a Ti, Jesus, para pedir trabalhadores para a tua vinha. Que Maria, a mãe dos Sacerdotes, esteja ao meu lado e seja Ela a primeira intercessora, que te peça a graça de enviares ao mundo sacerdotes, homens e mulheres consagrados e consagradas a Ti e ao teu Reino.

5. Oração pessoal (neste momento é importante guardar alguns minutos de silêncio, aproveitar para entregar a vida com todos os dons que Deus nos concedeu)

6. Canto: Tua Palavra é lâmpada para os meus pés Senhor, lâmpada para os meus pés Senhor, luz para o meu caminho (2x).

7. Leitura da Palavra de Deus (Jo 1,29.35-46)

8. Canto: Tua Palavra é lâmpada para os meus pés Senhor, lâmpada para os meus pés Senhor, luz para o meu caminho (2x).

L 1:

O testemunho fecundo de João Batista ...
Na aurora dos novos tempos, João Batista, com uma vida inteiramente dedicada a preparar o caminho de Cristo, testemunha que no Filho de Maria de Nazaré cumprem-se as promessas de Deus. Quando vê Jesus vindo ao rio Jordão, onde estava batizando, indica-o aos seus discípulos como “o cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo” (Jo 1,29). O seu testemunho é tão fecundo que dois de seus discípulos, ouvindo falar assim, “passaram a seguir Jesus” (Jo 1,37).
Todos (cantado): Alguém chama
L 2 :
O testemunho de André ...

Também a vocação de Pedro, como escreve o evangelista João, passa pelo testemunho do irmão, André, o qual, após ter encontrado o Mestre e ter respondido ao seu convite de permanecer com Ele, sente a necessidade de logo lhe dizer aquilo que descobriu no seu “habitar” com o Senhor: “Encontramos o Cristo! – que quer dizer Messias. Então, conduziu-o até Jesus” (Jo 1,41-42).
Todos (cantado): Com amor eterno eu te amei

L 3:

O testemunho de Filipe ...
Assim aconteceu com Natanael – Bartolomeu –, graças ao testemunho de um outro discípulo, Filipe, que o comunica com alegria sua grande descoberta: “Encontramos Jesus, o filho de José, de Nazaré, aquele sobre quem escreveram Moisés, na Lei, bem como os Profetas” (Jo 1,45).

Todos (cantado): Vamos adorar a Deus (280) ou outro

L 4:

O testemunho hoje ...
A iniciativa livre e gratuita de Deus encontra e interpela a responsabilidade humana de quantos acolhem o seu convite a se tornarem instrumentos, com o próprio testemunho, do chamado divino. Isto acontece ainda hoje na Igreja: Deus usa o testemunho dos sacerdotes, fiéis à sua missão, para suscitar novas vocações sacerdotais e religiosas a serviço de Seu Povo.

Há três elementos essenciais para um eficaz testemunho de vida sacerdotal e da vida consagrada religiosa:

• a amizade com Jesus Cristo através da oração
• o dom total de si a Deus
• viver a comunhão

Todos (cantado): Pelo Batismo recebi uma missão ou
Batiza-me Senhor com teu Espírito

9. Oração pelas Vocações Sacerdotais, Consagradas e Missionárias

L 1: Senhor Jesus, prostrados diante de Ti, movidos pelo teu imenso amor, queremos apresentar-te a nossa homenagem de fé e de amor, de gratidão e de adoração, pondo nas tuas mãos tudo o que somos e temos. Tu estás aqui presente entre nós oculto na espécie do pão eucarístico. Em união com a Tua Mãe, vimos aqui para te acompanhar e te encontrar como nosso Amigo e luz das nossas vidas. Vimos pedir-te, pelo mundo, por todos os homens, pelos teus sacerdotes e homens e mulheres de vida consagrada. De forma especial, imploramos-Te, Senhor e dono da messe, que envies muitos e santos operários.

Todos: Pedimos-Te, Senhor.

L 2: Necessitamos de homens que emprestem os seus lábios para nos falarem de Ti, os seus pés para percorrerem o mundo pregando o Evangelho, as suas mãos para nos bendizer, os seus olhos para vermos neles o reflexo do Teu olhar amoroso. Pedimos-Te, Senhor, com humildade, rogamos-Te com ardor, envia-nos sacerdotes, depositários do teu poder salvador; envia-nos missionários, homens e mulheres consagradas que sejam luz nas profundezas do mundo, sal que nos livre da corrupção do mal e do pecado.

Todos: Envia, Senhor, operários à tua messe.

L 3: Os homens e mulheres consagradas deixam tudo para Te seguir na caridade perfeita. Por amor a Ti oferecem a sua liberdade, o melhor do seu afeto e do seu amor. Grande é a sua generosidade e grande é o dom da vida consagrada à Igreja.

Todos: Envia à Tua Igreja, Senhor, vocações à vida consagrada.

L 4: Missionários e missionárias, nos lugares mais remotos da terra, por vezes perseguidos, arriscando as suas vidas, pregam o Teu Evangelho a quem ainda não ouviu falar de Ti. Sofrem saudades, fadigas, incompreensões, e tudo suportam com amor.

Todos: Envia, Senhor, missionários à Tua Igreja.

L 1: Inspira e ajuda, Senhor, os sacerdotes que trabalham nos seminários e nas casas de formação para que deem à Tua Igreja santos, doutores, mártires, apóstolos, novas testemunhas de Cristo, cheias de um ardor missionário para a nova evangelização.

Todos: Envia-nos, Senhor, sacerdotes santos.

L 2: Pedimos-Te, Senhor, por todos aqueles que consagram suas vidas ao Serviço de Animação Vocacional, para que em nome de Cristo não deixem de lançar as redes para dar à Igreja as vocações de que necessita, a fim de cumprirem com a sua missão.

Todos: Envia-nos, Senhor, animadores vocacionais guiados por teu Espírito.

L 3: Pedimos-te, Senhor, por todos aqueles que se consagraram na aliança do Matrimônio; para que sejam cooperadores da graça e testemunhos vivos de fé; possam anunciar com a sua vida a indissolubilidade e santidade do vínculo matrimonial.

Todos: Cuida, Senhor, das nossas famílias.

L 4: Pedimos-te, Senhor, pelos lares cristãos, para que cultivem os valores de um amor generoso, serviçal e gratuito, educando para a disponibilidade e abrindo-se ao dom de uma vida consagrada.

Todos: Cuida, Senhor, dos nossos lares.

Dir.: Senhor Jesus, não deixes de enviar novos sacerdotes, homens e mulheres consagradas à Tua Igreja, pastores segundo o Teu coração. Eles são os instrumentos da Tua graça e do Teu amor, alimentam a nossa esperança, robustecem a nossa fé e fortalecem o nosso amor. Não nos deixes sós, Senhor. Enviai operários para a vossa messe; envia pescadores de homens que nos acompanham com as redes da Tua misericórdia. Envia, te pedimos com humildade e confiança, pastores segundo o teu coração.

Todos: Amém.

9. Canto: Me chamaste para caminhar contigo

10. Bênção com o Santíssimo (onde for possível)

11. Despedida

12. Canto Final (à escolha)

(SAV - Governador Valadares - MG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Discípulos Missionários a serviço das Vocações

AGENDA DO SAV LESTE II


PASTORAL: VOCACIONAL

ATIVIDADE DO REGIONAL LESTE II
- Reunião da coordenação das províncias

DATA
09 de março
01 de junho
05 de novembro

LOCAL:
CNBB –Av. João Pinheiro, 39 - 2° andar - Belo Horizonte -

CONTATO: Ir. Gervis Monteiro

ATIVIDADE:

1° Congresso Vocacional – Regional Leste II
Centro de Formação Martina Toloni -Vila Velha – ES.
Arquidiocese de Vitória
DATA:
30, 31 de jul a 01° de agosto
CONTATO:
Ir. Gervis Monteiro e Pe. Márcio Ferreira de Sousa
ATIVIDADE:
III Congresso Vocacional do Brasil
Itaici- São Paulo
03 a 07 de setembro de 2010.
CONTATO: Ir. Gervis Monteiro
ATIVIDADE:
Reunião dos coordenadores do SAV em nível nacional
Centro Rogate – São Paulo
DATA:
22 a 23 de março
Reunião Conjunta da CMOVC
DATA: 25 a 28 de outubro
LOCAL: Aparecida-SP
CONTATO:
Pe. Reginaldo
ATIVIDADE:
Celabração do dia do Bom Pastor
Tema: Testemunho suscita vocações
DATA: 4° domingo da Páscoa
CONTATO: Ir. Gervis e coordenadores das províncias eclesiástica
ATIVIDADE:
Celebrar as diversidades das vocações na Igreja.
Em todas as dioceses
DATA:Agosto mês vocacional
Tema: Discípulos Missionários a serviço das vocações’
CONTATO:
Ir. Gervis e coordenadores das províncias eclesiástica
Província de Belo Horizonte
ATIVIDADE:
Reunião da coordenação
DATA:
08 de fevereiro - Casa de Oliveira - BH-8h30min às 13h
03 de maio - Casa de Divinópolis - BH - 8h30min às 13h
04 de outubro - Casa de Sete Lagoas - BH - 8h30min às 13h
Seminário S. José em Belo Horizonte
- III Assembléia do SAV
DATA: 12 a 14 de novembro
LOCAL: Divinópolis

CONTATO:
Pe. Everaldo Quirino
Província de Belo Horizonte Pe. Everaldo Quirino
Província de Diamantina
ATIVIDADE:
Estudo do texto base do III Congresso Vocacional
LOCAl: Diocese de Almenara
data: 31 de abril a 01 de maio
contato: Pe. Aleandro Santos Vieira

Província de Juiz de Fora
ATIVIDADE:
- 1° Sínodo arquidiocesano
LOCAL: Juiz de Fora
13/12/2009 a 21/01/2010
- Estudo do texto base do III Congresso Vocacional
Local a definir
Data a definir
CONTOATO: Ir. Terezinha e Willian

Província de Mariana
ATIVIDADE:
Ceara: grande encontro de juventudes
DATA: 13 a 16 de fevereiro
LOCAL: Viçosa
- Reunião da coordenação
DATA:
20 de março
09 de outubro
- Estudo do documento final do III Congresso vocacional do Brasil
DATA: A definir
Novembro
CONTATO: Ir. Eva
- Encontros vocacionais
LOCAL: Governador Valadares
DATA: Um vez por mês
CONTATO: Padre Anderson José de Paula
- Reunião da coordenação do SAV e GV
Gov. Valadares
Um vez por por mês
CONTATO:
Padre Anderson José de Paula
- Assembléia de Animadores Vocacinais (Mariana)
Data: 15 de maio
Local: Ponte Nova

Província de Pouso Alegre
ATIVIDADE:
Encontro de Acompanhamento Vocacional
LOCAL: Três Corações Dioc. de Campanha
19 a 21 de fevereiro
CONTATO: Reginaldo
- Encontro Diocesano da OVS
LOCAl: Três Corações (Dia Mundial de Oração pelas Vocações)
25 de abril
- Congresso/Assembléia Vocacional
Diocese da Campanha
Data a definir
- Reunião da coordenação das dioceses do SAV
Diocese de Campanha
DATA: maio
- Encaminhamento para o I Congresso Regional
Local a definir
DATA: Junho e setembro
- Congresso Vocacional
Três Corações diocese de Campanha
DATA: 12 a 14 de novembro
Província de Montes Claros
ATIVIDADE: Reunião da coordenação
LOCAL: Paracatu
DATA: 02 de março
CONTATO: Pe. Antonio Eduardo