SAV-Leste 2 - Minas Gerais e Espírito Santo

Aqui, você encontra conteúdos para o Serviço de Animação Vocacional.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Comunicado de despedida da Ir. Gervis

Goiânia, 10 de Setembro de 2010
Querido amigo/amiga, animador/animadora vocacional

            "Dou graças ao meu Deus, cada vez que me lembro de você nas minhas orações. Por causa da vossa comunhão no anúncio do evangelho, desde o primeiro dia até agora. Eis a minha convicção: Aquele que começou em vocês tão boa obra há de levá-la a até o dia de Cristo Jesus. É justo que eu pense isto a respeito de todos vocês, pois vos trago no meu coração. Deus me é testemunha de que vos amo a todos com a ternura de Cristo Jesus. E é isto que eu peço; que vosso amor cresça cada vez mais, em conhecimento e em sensibilidade, a fim de poderdes discernir o que é importante, e melhor em prol da Pastoral Vocacional/ SAV".
             Com essas palavras de Paulo aos Filipenses, (final modificado por mim) me dirijo a cada um, a cada uma que não mediu esforços de juntos sonharmos pelo mesmo ideal: criar uma cultura vocacional em nosso regional Leste II. Realmente não penso que sou uma pessoa importante, mas acredito que comecei e terminei minha tarefa com muito carinho e trabalho de servidão, por amor as vocações e acreditar o quanto bem podemos fazer as pessoas através dessa nobre missão. Quem ama as vocações, planta na terra para colher na eternidade, trabalhar pelas vocações é o maior investimento que podemos fazer. Uma pessoa vale mais que o mundo todo!
           Já estou com saudade de todos vocês!
          Quando nossa vida é uma empolgação por Jesus Cristo ela se torna vida para nosso povo. Nós temos que amar esse povo, que tem momentos difíceis... Eles têm que sentir o amor de Deus através de nós.
Eu levo de você minha irmã meu irmão a imagem de um povo muito fraterno e acolhedor para comigo. Eu não esquecerei vocês... Quero dizer para vocês que na hora das dificuldades, do desânimo, na hora em que vocês duvidarem da vocação de vocês, lembrem da Eucaristia... não só Cristo é que se torna pão e sangue. Naquele momento você é chamado a se entregar ao Senhor, você é alimento para o povo. Foram quase dois anos, mas deixou saudades! Peço desculpas pelas minhas incorrespondências e palavras ásperas muitas vezes. Agora estou morando em Goiânia. Rezem por mim e pela minha nova missão.

Aqui deixo o endereço do novo coordenador:
Pe. Everaldo Quirino Ferreira, Rua: JK, 65 – Vila Nazaré, Cep: 35680-415 – Itaúna – MG, fone: (37) 3241-2473. Email: everaldoquirino@yahoo.com.br.
Agradeço ao Pe. Everaldo, por tamanha disponibilidade, apesar de inúmeras funções na sua diocese.
O blog está sob a responsabilidade de Pe. Eliseu, por favor, não deixem de mandar noticias, pois é um dos meios onde podemos partilhar as ricas experiências do SAV de nossas dioceses. O e-mail para enviar noticias é: savleste2@gmail.com.br. (www.leste2savbh.blogspot.com)

            Quero finalizar desejando a todos vocês perseverança! Mais uma vez quero agradecer o apoio e carinho incondicional.
Na ternura de Cristo meu abraço e preces com carinho e saudade

Ir. Gervis Monteiro,fsp
(62) 3224-2637;9631-6070 (vivo) (31) 9355-9050 (tim) – germs176@hotmail.com

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Novo email do blog do SAV Leste 2

O email do blog do Serviço de Animação Vocacional do Regional Leste 2 a partir de agora é: savleste2@gmail.com
Pedimos por gentileza a todas as dioceses deste Regional que nos enviem notícias, subsídios, vídeos, tudo aquilo que for produzido no campo vocacional. O blog está agora sob a responsabilidade do Pe. Eliseu Donisete, Arquidiocese de Mariana, a pedido do Pe. Everaldo. Esperamos poder contribuir para que o blog possa continuar sendo esta ferramenta de comunicação para a promoção das vocações.  

Mudança na Coordenação do SAV Regional Leste 2

O SAV do Regional Leste 2 está sob nova coordenação. Com a saída da Ir. Gervis, que está sendo transferida para Goiânia, assume os trabalhos, até a Assembleia do SAV no ano que vem, o Pe. Everaldo, da Diocese de Divinópolis, que foi eleito durante o 3º Congresso Vocacional do Brasil. Agradecemos imensamente a doação e disponibilidade com que a Ir. Gervis conduziu os trabalhos da animação vocacional em nosso Regional. Só nos resta dizer mais uma vez muito obrigado por tudo e muito sucesso na nova missão.     

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Brasil deve ter a maior delegação no Congresso Vocacional Latino-americano.

Brasil deve ter a maior delegação no Congresso Vocacional Latino-americano.

Celebração de envio encerra o 3º Congresso Vocacional

Celebração de envio encerra o 3º Congresso Vocacional

O entusiasmo e a alegria marcaram o encerramento do 3º Congresso Vocacional do Brasil, realizado pela CNBB, através da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada. O encontro começou na sexta-feira, 3, na Casa de Retiros Vila Kostka, em Itaci, município de Indaiatuba (SP).
“Pudemos experimentar de novo como Deus vem ao encontro de cada um de nós. Se somos amados, se a medida de Deus é transbordante com cada um de nós, como não corresponder a este amor?”, disse o presidente do Congresso, dom Leonardo Ulrich Steiner na cerimônia de envio que marcou o encerramento do evento.
“Partimos daqui rendendo graças por que fomos cumulados da graça de Deus. Quando cada um de nós se sentir um discípulo missionário a serviço das vocações estamos enriquecendo nossa igreja da presença do crucificado-ressuscitado”, acrescentou o bispo. “Onde há transparência da bondade do amor de Deus não faltam vocações. Neste tempo de luzes e sombras, talvez falte a percepção de como somos amados”, acrescentou.
Participaram do Congresso 386 animadores vocacionais, sendo 75 leigos e leigas, 122 religiosas, 2 freis, 12 diáconos, 159 padres e 16 bispos. Os congressistas aprovaram, na manhã de hoje, um documento que será divulgado brevemente pela Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.
O documento tem uma estrutura simples e faz uma síntese das três conferências feitas pelos assessores, além de sugestões dos congressistas para o Serviço de Animação Vocacional e Pastoral Vocacional (SAV/PAV).
Presidente da CNBB preside última missa no Congresso Vocacional
O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Mariana (MG), dom Geraldo Lyrio Rocha, deixou uma mensagem de otimismo e esperança para os participantes do 3º Congresso Vocacional, que termina ao meio dia de hoje, em Itaici, município de Indaiatuba (SP). Ele presidiu a última missa do encontro, que reuniu 385 animadores vocacionais.
“Este evento possibilitou celebrar a caminhada do serviço de animação vocacional, aprofundar a teologia das vocações, consolidar a identidade do(a) animador(a) e fortalecer o serviço de animação vocacional no Brasil”, disse o presidente da CNBB.
Dom Geraldo lembrou o evangelho lido na celebração que narrou a escolha dos apóstolos feita por Jesus. “A vocação dos apóstolos, como toda vocação tem sua raiz no encontro com Jesus Cristo que, no mistério da Páscoa e do Pentecostes os transforma em fiéis discípulos e ardorosos missionários”, recordou.
O arcebispo recorreu ao Documento da Conferência de Aparecida, realizada em Aparecida (SP) há três anos, para descrever a Pastoral Vocacional. “No que se refere à formação dos discípulos e missionários de Cristo ocupa um lugar particular a pastoral vocacional, que acompanha cuidadosamente todos os que o Senhor chama a servir à Igreja no sacerdócio, na vida consagrada ou no estado laical”.
O catarinense dom Leonardo Ulrich Steiner, 59, é bispo da prelazia de São Felix do Araguaia, no Mato Grosso, há cinco anos. A serenidade é uma das marcas deste franciscano que tem doutorado em filosofia e é membro da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB. Ele preside o 3º Congresso Vocacional do Brasil, que reúne, desde sexta-feira, 3, em Itaici (SP), 385 animadores vocacionais de todo o país,. O Congresso debate o tema “Discípulos missionários a serviço das vocaçoes”.
Nesta entrevista exclusiva à Assessoria de Imprensa da CNBB, dom Leonardo explica que o Congresso Vocacional não é para ensinar técnicas ou métodos para conseguir mais vocações. “A experiência cristã, o seguir Jesus Cristo, o ser encontrado por Ele é uma experiência única. É a nobreza de Deus de nos ter escolhido e nos deixar participar do mistério de seu amor. Isso não é [ensinado] com técnica, com método, mas com o espírito, com abertura”.
Dom Leonardo fala também das crises por que passa a sociedade atual e lembra que as pessoas tentam equilibrar sua existência a poder da química, inclusive os jovens, com as drogas. “Ficamos espantados com o número cada vez maior de farmácias. É o primeiro tempo da história da humanidade que se usa a química para tentar equilibrar a existência humana”.
Dom Leonardo explica, ainda, o número reduzido de leigos neste 3º Congresso e destaca a qualidade de sua participação no evento. “Como participaram com disposição e alegria!”.

Leia, abaixo, a íntegra da entrevista.

1. Que elementos o senhor destaca como ponto alto deste congresso e para onde eles apontam?
Dom Leonardo: O primeiro elemento importante é o pré-congresso, que foi uma verdadeira descoberta. Não quisemos congregar as pessoas em Itaici sem antes termos estudado um texto, trocado ideias, experiências; sem termos feito nas paróquias um bom trabalho e realizado nos Regionais da CNBB os chamados pré-congressos. Em alguns Regionais a Pastoral Vocacional (PV) conseguiu se rearticular para o pré-congresso. Isso foi um ganho para a Igreja no Brasil.
O segundo elemento foi tentarmos trazer a beleza e a profundidade do Documento de Aparecida para a PV. Se na nossa Pastoral Vocacional conseguirmos fazer ver que todo batizado é um discípulo missionário a serviço das vocações, estamos levando a intuição da Conferência de Aparecida até nossas pequenas comunidades. Não apenas veremos as vocações, mas a intuição de Aparecida de que cada batizado, cada cristão, cada católico é aquele que vive de Jesus, anunciando Jesus, ouvindo a sua palavra, convivendo, sendo sinal do Reino.
Um terceiro elemento importante é a troca de experiência. O fato de termos aqui pessoas vindas de todo o Brasil, com mentalidades e experiências diversas; Igrejas que têm sua pastoral, suas dificuldades e seu entusiasmo, fez com que os congressistas começassem a perceber que a Igreja no Brasil é extremamente rica. Esta troca de experiência fez com que os congressistas percebessem que existem experiências que podem ser partilhadas. Chamo atenção, por exemplo, para a escola para formação de animadores vocacionais nos Regionais Sul 3 e Centro Oeste. Não uma escola de formar padres, mas de formar discípulos missionários que vêm, participam e se responsabilizam pela animação vocacional na nossa Igreja no Brasil.
2. O senhor disse que o Congresso não é para ensinar técnicas ou métodos para buscar vocações. Pode explicar melhor esta afirmação?
Dom Leonardo - No tempo que vivemos da ciência e da técnica, da virtualidade, poderíamos imaginar que um congresso iria nos dizer o que fazer e como fazer. Isto é, viemos aqui, ouvimos, voltamos para casa e agora vamos executar. A intuição do Congresso foi outra. Foi a de nos deixar guiar pelo espírito [da Conferência] de Aparecida e suscitar esse imenso desejo de ser discípulos missionários a serviço da Igreja.
Explicando melhor: a experiência cristã, o seguir Jesus Cristo, o ser encontrado por Ele é uma experiência única. É a nobreza de Deus de nos ter escolhido e nos deixar participar do mistério de seu amor. Isso não é [ensinado] com técnica, com método, mas com o espírito, com abertura. Deste encontro, deste dar-se conta da nobreza de Deus é que, certamente, vão abrir-se para nós elementos e pistas.
Numa entrevista me perguntaram: ‘Como anunciar Deus hoje?’. Respondi: ‘como, eu não saberia dizer. Talvez conseguisse dizer quem, qual a pessoa a ser anunciada hoje, ou seja, este Deus tão próximo de nós’. Tentei dizer isso na homilia [na celebração de abertura do Congresso] ao falar: “Deus, osso de nossos ossos, carne de nossa carne’. Nicolau de Cusa chega a dizer “o não outro de Deus”.
3. Os congressistas têm usado aqui a expressão ‘vocacionalizar a Igreja’. O que eles querem dizer com este neologismo?
Dom Leonardo – É a primeira vez que ouço [esta expressão] também. Este verbo [vocacionalizar] não existe, mas hoje se criam tantos verbos e palavras, que talvez esse também fique. Sinto nas colocações que ‘vocacionalizar’ quer dizer que toda a Igreja está apta, atenta, aberta para o serviço e animação vocacional. É toda ela ministerial, toda ela ajudando nossas crianças, adolescentes, jovens e os adultos a descobrirem qual é o chamado de Deus. Ajudar os nossos adultos a redescobrir a grandeza do amor primeiro o ‘por que abracei uma vocação?’. ‘Vocacionalizar’, então, é levar toda a Igreja a ser.
4. Um Congresso Vocacional pensa e fala sobre todas as vocações. No entanto, a presença dos leigos aqui é pequena e o senhor ressaltou esse detalhe num determinado momento do encontro. A que o senhor atribui isso?
Dom Leonardo - A primeira observação feita por uma leiga depois da minha fala foi a dificuldade dos próprios leigos terem meios econômicos para virem. Ela mesma disse: ‘eu sou professora, sou mãe, sou avó’ e falou da dificuldade de deixar o trabalho e vir [ao Congresso]. Não é tão simples o Norte e o Nordeste virem até São Paulo. O que nos falta ainda como Igreja no Brasil é começar a nos despertar para os discípulos missionários a serviço das vocações. O próprio tema do Congresso talvez possa ajudar para que, no próximo Congresso, se houver, a participação dos leigos seja maior. Mas a participação dos leigos neste Congresso foi muito positiva. Como participaram com disposição e alegria!
5. Isso não se deve, então, a uma visão reducionista como se vocação fosse apenas para padres e os de vida consagrada?
Dom Leonardo - No trabalho feito na Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada em relação ao mês de agosto dedicado às vocações, por exemplo, não temos mais acentuado uma das vocações. Pelo contrário, temos aproveitado este mês vocacional para trazer à recordação as grandes vocações dentro da Igreja. Esse esforço existe e está muito presente. Na nossa Comissão isso é muito claro e sinto isso também nas discussões da CNBB. Naturalmente que existe uma preocupação grande, sinto isso também aqui no Congresso, em relação às vocações para o presbítero e para a vida consagrada, seja na vida religiosa ou nos Institutos Seculares. Existe esta preocupação porque, em relação aos padres, sentimos a grande necessidade, dentro da Igreja, de termos uma presença maior para servir melhor nossas comunidades. Sentimos, ainda, a dificuldade de muitas Congregações terem novas vocações. Há congregações, inclusive, com dificuldade de dar continuidade a certos serviços na Igreja do Brasil.
6. O teólogo, padre Agenor Brighenti, um dos assessores do Congresso, disse que o mundo vive uma crise generalizada. Fala-se também de crise vocacional, inclusive da vocação para o matrimônio. Como o senhor vê as vocações neste contexto de crise?
Dom Leonardo - Estamos num outro tempo. Isso é real. No Documento de Aparecida e nas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil está presente a expressão que estamos numa ‘mudança de época’. Estamos entrando num outro tempo. Olhando para trás achamos que foi tranqüila a passagem do antigo para o medieval; do medieval para o moderno. Achamos essas mudanças normais porque não estivemos lá. A idade média, por exemplo, foi um tempo de passagem muito duro. Basta estudarmos bem a história da Igreja e os intelectuais da época para entendermos todo este novo tempo que estava surgindo. Eram escolas inteiras atrás de compreender como era a questão do mistério da encarnação de Deus. Tenho a nítida impressão de que estamos num tempo de passagem e este tempo é salutar. O que virá, a gente não sabe.

O autor que pesquisei para minha tese doutoral sobre o conceito de Deus já escrevia nos anos 1970 dizendo que devíamos nos preparar melhor para o novo tempo que estava por vir, isto é, ir nos abrindo mais, ir tentando compreender cada vez mais. Isso tudo à luz do Evangelho, da Palavra de Deus, do evento de Deus. Que nós estamos nesta crise é evidente. Às vezes nem compreendemos mais em que situação nos encontramos quando vemos, por exemplo, o grande número de pessoas (casadas) que se separam; dos que deixam a vida religiosa e o sacerdócio; das pessoas que se suicidam e das que estão em depressão. Ficamos espantados com o número cada vez maior de farmácias. Vivemos hoje da química para tentar equilibrar nossa existência. É o primeiro tempo da história da humanidade que se usa a química para tentar equilibrar a existência humana.
7. Isso se aplica também aos jovens?
Dom Leonardo – Claro! Por que da droga? A droga é química. Então, estamos neste tempo, não adianta negar. É preciso abrir os olhos, mas os olhos da fé, como dizia Santo Agostinho. Outros olhos não entendem o perpassar de Deus dentro desse tempo. Outros olhos não entendem que ali estão as sementes do Verbo. Como somos sempre, a partir do evangelho, homens de esperança, precisamos entrar dentro deste tempo para que consigamos perceber a presença de Deus, que está presente em todas estas questões que não compreendemos – aliás Deus não é aquele que compreendemos, mas uma eterna revelação -, e ajudar a fazer surgir o novo. Quero dizer com isso que a vida do evangelho tem algo a dizer. Crise quer dizer acrisolar, purificar.
8. Nada disso, então, deve desanimar os promotores vocacionais?
Dom Leonardo - Ao contrário, isso é para provocar, é para dizer: ‘tem algo aí se acrisolando’, que está nascendo. Como está nascendo o evangelho aí dentro? Não sabemos, mas isso é o grande desafio de nosso tempo: não saber e confiar. Isso é fé.
9. Os congressitas perceberam isso? Ficaram animados?
Dom Leonardo - Para se ter uma ideia, mais de 20 pessoas vieram me agradecer o Congresso, dizendo que ajudou muito, que os assessores foram muito bons, que a troca de experiências nos grupos e nas mini-plenárias foi muito boa. Sinto que existe um ânimo. Não sei se o Congresso será suficiente para intuir a passagem do tempo em que estamos. Provavelmente não. Sit. CNBB

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

IIII Congresso Vocacional!

Equipe Executiva do 3º Congresso Vocacional define programação completa do evento

A Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, por meio da Pastoral Vocacional, realizará o 3º Congresso Vocacional do Brasil, de 3 a 7 de setembro, na cidade de Indaiatuba (SP). Os últimos preparativos para o Congresso foram definidos ontem, 23, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF). Durante todo o dia, a Equipe Executiva do Congresso ficou reunida debatendo os últimos detalhes do evento.
“Este congresso, além de resgatar o que foi refletido nos congressos anteriores, tentará transmitir todos os ensinamentos do Documento de Aparecida”, explicou o integrante da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, dom frei Leonardo Ulrich Steiner. Dom Leonardo destacou também que as inscrições para o evento estão sendo realizadas através dos Regionais da CNBB. “Esperamos aproximadamente 400 pessoas, vindas de todo o Brasil, do Uruguai e com representantes do Vaticano e do Conselho Episcopal Latinoamericano (CELAM)”, explicou o bispo.
Segundo o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, da CNBB, padre Reginaldo de Lima, esta foi a terceira reunião feita pela Equipe Executiva, e nela [reunião] se estabeleceu a grade de programação, a dinâmica das apresentações e todos os detalhes que cercam este “importante” evento.
Alguns detalhes diferenciam esse congresso dos demais. Um detalhe será o espaço para contribuição direta do público, com intervenções diretas aos palestrantes. O outro será a formação de 18 grupos, formados pelos participantes, que farão mini-plenárias isoladamente. Desses grupos, seis pessoas serão convocadas para apresentar o que fora debatido com o restante, integrando as ideias e dinamizando o processo formador, destacou padre Reginaldo.
Os Congressos anteriores se abriram para as questões da antropologia e da cultura vocacional, da inculturação e da evangelização, da oração e da espiritualidade, da integração das pastorais, da pedagogia e do planejamento, do itinerário vocacional. Este ano, o tema será “Discípulos missionários a serviço das vocações”, e o lema “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações”.
Veja abaixo a programação completa do 3º Congresso Vocacional do Brasil
PROGRAMA DO ENCONTRO

03/09 – Sexta-feira
20h00 – Celebração de abertura
20h30 – Instalação do Congresso
21h15 – Encenação
22h00 – Reunião com coordenadores e secretários
04/09 – Sábado
07h00 – Eucaristia
08h30 – 1ª Sessão – Encaminhamentos
09h00 – Conferência. Tema: Vocações no atual contexto sócio-cultural e clesial, Pe. Agenor Brighenti.
11h00 - Intervenções
12h00 – Intervalo e convivência entre os participantes
14h00 – Animação
14h15 - Oração
14h30 – Trabalho em grupo
16h30 – Mini-plenária
17h30 – Plenária / Resgate do dia
18h30 – Oração
20h15 – Experiências Vocacionais
21h30 – Reunião com coordenadores e secretários
05/09 – Domingo
07h00 – Eucaristia
08h30 – 1ª Sessão – Encaminhamentos
09h00 – Conferência. Tema: Teologia do discipulado e da missão, Pe. João Batista Libanio.
11h00 - Intervenções
12h00 – Intervalo e convivência entre os participantes
14h00 – Animação
14h15 - Oração
14h30 – Trabalho em grupo
16h30 – Mini-plenária
17h30 - Plenária / Resgate do dia
18h30 – Oração
20h15 – Confraternização
21h30 – Reunião com coordenadores e secretários
06/09 – Segunda-feira
07h00 – Eucaristia
08h30 – 1ª Sessão – Encaminhamentos
09h00 – Conferência. Tema: Questões práticas, Pe. Gilson Maia.
11h00 - Intervenções
12h00 – Intervalo e convivência entre os participantes
14h00 – Animação
14h15 - Oração
14h30 – Trabalho em grupo
16h30 – Mini-plenária
17h30 - Plenária / Resgate do dia
18h30 – Oração
20h15 – Encontro por regionais
21h30 – Reunião com coordenadores e secretários
06/09 – Terça-feira
07h00 – Eucaristia
08h30 – Apresentação do texto conclusivo
09h00 – Conferência. Tema: Questões práticas, Pe. Gilson Maia.
11h00 – Aprovação do Documento
12h00 – Celebração de envio

AGENDA DO SAV LESTE II


PASTORAL: VOCACIONAL

ATIVIDADE DO REGIONAL LESTE II
- Reunião da coordenação das províncias

DATA
09 de março
01 de junho
05 de novembro

LOCAL:
CNBB –Av. João Pinheiro, 39 - 2° andar - Belo Horizonte -

CONTATO: Ir. Gervis Monteiro

ATIVIDADE:

1° Congresso Vocacional – Regional Leste II
Centro de Formação Martina Toloni -Vila Velha – ES.
Arquidiocese de Vitória
DATA:
30, 31 de jul a 01° de agosto
CONTATO:
Ir. Gervis Monteiro e Pe. Márcio Ferreira de Sousa
ATIVIDADE:
III Congresso Vocacional do Brasil
Itaici- São Paulo
03 a 07 de setembro de 2010.
CONTATO: Ir. Gervis Monteiro
ATIVIDADE:
Reunião dos coordenadores do SAV em nível nacional
Centro Rogate – São Paulo
DATA:
22 a 23 de março
Reunião Conjunta da CMOVC
DATA: 25 a 28 de outubro
LOCAL: Aparecida-SP
CONTATO:
Pe. Reginaldo
ATIVIDADE:
Celabração do dia do Bom Pastor
Tema: Testemunho suscita vocações
DATA: 4° domingo da Páscoa
CONTATO: Ir. Gervis e coordenadores das províncias eclesiástica
ATIVIDADE:
Celebrar as diversidades das vocações na Igreja.
Em todas as dioceses
DATA:Agosto mês vocacional
Tema: Discípulos Missionários a serviço das vocações’
CONTATO:
Ir. Gervis e coordenadores das províncias eclesiástica
Província de Belo Horizonte
ATIVIDADE:
Reunião da coordenação
DATA:
08 de fevereiro - Casa de Oliveira - BH-8h30min às 13h
03 de maio - Casa de Divinópolis - BH - 8h30min às 13h
04 de outubro - Casa de Sete Lagoas - BH - 8h30min às 13h
Seminário S. José em Belo Horizonte
- III Assembléia do SAV
DATA: 12 a 14 de novembro
LOCAL: Divinópolis

CONTATO:
Pe. Everaldo Quirino
Província de Belo Horizonte Pe. Everaldo Quirino
Província de Diamantina
ATIVIDADE:
Estudo do texto base do III Congresso Vocacional
LOCAl: Diocese de Almenara
data: 31 de abril a 01 de maio
contato: Pe. Aleandro Santos Vieira

Província de Juiz de Fora
ATIVIDADE:
- 1° Sínodo arquidiocesano
LOCAL: Juiz de Fora
13/12/2009 a 21/01/2010
- Estudo do texto base do III Congresso Vocacional
Local a definir
Data a definir
CONTOATO: Ir. Terezinha e Willian

Província de Mariana
ATIVIDADE:
Ceara: grande encontro de juventudes
DATA: 13 a 16 de fevereiro
LOCAL: Viçosa
- Reunião da coordenação
DATA:
20 de março
09 de outubro
- Estudo do documento final do III Congresso vocacional do Brasil
DATA: A definir
Novembro
CONTATO: Ir. Eva
- Encontros vocacionais
LOCAL: Governador Valadares
DATA: Um vez por mês
CONTATO: Padre Anderson José de Paula
- Reunião da coordenação do SAV e GV
Gov. Valadares
Um vez por por mês
CONTATO:
Padre Anderson José de Paula
- Assembléia de Animadores Vocacinais (Mariana)
Data: 15 de maio
Local: Ponte Nova

Província de Pouso Alegre
ATIVIDADE:
Encontro de Acompanhamento Vocacional
LOCAL: Três Corações Dioc. de Campanha
19 a 21 de fevereiro
CONTATO: Reginaldo
- Encontro Diocesano da OVS
LOCAl: Três Corações (Dia Mundial de Oração pelas Vocações)
25 de abril
- Congresso/Assembléia Vocacional
Diocese da Campanha
Data a definir
- Reunião da coordenação das dioceses do SAV
Diocese de Campanha
DATA: maio
- Encaminhamento para o I Congresso Regional
Local a definir
DATA: Junho e setembro
- Congresso Vocacional
Três Corações diocese de Campanha
DATA: 12 a 14 de novembro
Província de Montes Claros
ATIVIDADE: Reunião da coordenação
LOCAL: Paracatu
DATA: 02 de março
CONTATO: Pe. Antonio Eduardo