SAV-Leste 2 - Minas Gerais e Espírito Santo

Aqui, você encontra conteúdos para o Serviço de Animação Vocacional.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

I CONGRESSO VOCACIONAL - Leste II - Minas Gerais e Espírito Santo

CONGRESSO VOCACIONAL DO REGIONAL LESTE II

DISCÍPULOS E MISSIONÁRIOS A SERVIÇO DAS VOCAÇÕES


De 30 a 31 de julho a 01 de agosto o SAV/ PV – Pastoral Vocacional do Regional Leste II (Minas Gerais e Espírito Santo), estará realizando o Congresso Vocacional em Vila Velha – ES.
O nosso objetivo é: Celebrar a caminhada do Serviço de Animação Vocacional em nossa Igreja Particular; aprofundando a teologia das vocações na perspectiva do discipulado e da missionariedade; consolidar a identidade do animador (a) vocacional e do SAV; oferecer pistas de ação para o trabalho vocacional; contribuir para a realização do III Congresso Vocacional do Brasil.
O Congresso visa atingir todas as forças vivas das 32 Dioceses do Regional Leste II, isso já aconteceu na preparação através de questionários que foram respondidos e leituras Orantes rezada de abril a junho nas paróquias.
Sexta-feira, colhida dos Delegados encaminhamentos de hospedagem, jantar Capixaba, oração de Abertura do Congresso, Lucernário na Igreja do Rosário, apresentação da Banda de Congo, abertura Oficial do Congresso, acolhida das Dioceses, palavra da coordenação e apresentação do Ver e do Julgar pela a assessoria do congresso.
Sábado, oração da manhã no auditório, o assessor apresentará um olhar Teológico sobre o resultado das pesquisas vindo das Dioceses e formulação de pistas de ação como contribuições para o Congresso vocacional do Brasil. Á tarde, missões vocacionais, encontro com a Juventude das paróquias da grande Vitória, com o tema: A Vocação dos Discípulos Missionários seguida de
Celebração da Eucaristia encerrando com uma confraternização.
Domingo, encaminhamentos para a formulação de proposições para o Congresso Nacional, apresentação em Plenário das Formulações e considerações finais.
A tarde jornada vocacional da juventude de nossas dioceses, na concentração diversas apresentações: bandas, teatros, testemunhos vocacionais, seguido de uma caminhada (subida) ao convento de Nossa Senhora da Penha, encerrando com a celebração Eucarística e enviou dos delegados ao III Congresso Vocacional do Brasil e despedia das delegações das Dioceses e Caravanas da Juventude.
Irmã Gervis Monteiro da Silva,fsp
Coordenadora do SAV/PV – Regional Leste II

domingo, 25 de julho de 2010

Informação sobre III Congresso Vocacional

Além das informações sobre o III Congresso Nacional você poderá rezar junto com o povo as celebrações para os cinco domingo de agosto elaborada pela equipde do SAV do Centro Oeste.. Leia

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Agosto - Mês Vocacional

III CONGRESSO VOCACIONAL DO BRASIL


Tema: “Discípulos missionários a serviço das vocações”
Lema: “Ide, pois, fazer discípulos entre as nações” (cf. Mt 28,19)
Indaiatuba, Itaici, 03 a 07 de setembro de 2010

Caríssimos
Animadores Vocacionais,

Com alegria estamos nos aproximando do mês vocacional na certeza de que o Senhor fará surgir entre nós uma nova primavera vocacional. Por certo, cada um dos regionais, dioceses, paróquias e comunidades eclesiais já estão realizando suas atividades. Assim, unidos na oração pelas vocações queremos pedir ao Senhor da Messe que suscite vocações sacerdotais, religiosas em nossas comunidades, bem como jovens que se preparem dignamente para a vocação matrimonial, fazendo crescer em nossas comunidades a presença frutuosa das famílias cristãs e dos agentes pastorais.
Desde 1983 a Igreja no Brasil celebra agosto como mês vocacional. Neste ano o 3º Congresso Vocacional do Brasil, a ser celebrado entre os dias 03 a 07 de setembro de 2010 com o Tema: "Discípulos missionários" a serviço das vocações, e com o Lema: "Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações" (cf. Mt 28,19), inspira a celebração do mês vocacional.
O mês vocacional tem como objetivo celebrar a diversidade das vocações e ministérios na vida da Igreja. O lema é retirado do evangelista São Mateus que descreve o envio dos discípulos. Após a ressurreição Jesus encontra-se com os discípulos na Galiléia, lugar do primeiro encontro e os envia com a missão de fazer discípulos entre todas as nações. Sabemos que a maior terra de missão é o coração humano. Como discípulos missionários a serviço das vocações, queremos parafrasear os três aspectos frisados pelo Papa Bento XVI na vigília com os sacerdotes, por ocasião do encerramento do ano sacerdotal:
a) Cada um deve fazer o possível para viver a própria vocação de tal modo que sejamos convincentes.
b) Devemos convidar nossas comunidades para perseverar na oração pedindo ao Senhor da Messe que envie operários para a messe.
c) Ter a coragem de falar sobre vocação, porque muitas vezes é necessária uma palavra humana para predispor para a escuta divina, e, sobretudo, ajudar as pessoas a encontrar um contexto vital no qual possam viver.
Desejo a todos e a cada um em particular êxito nos trabalhos ao longo deste mês. Asseguro-lhes as minhas orações, ao mesmo tempo, que me confio às vossas orações. Recebam meu abraço e agradecimento pelo árduo, mas fundamental trabalho que realizam em prol das vocações.

Unidos na e pela oração,

Pe. Reginaldo Lima
Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para os
Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada
Secretário Geral do 3º Congresso Vocacional do Brasil

LITURGIA – AGOSTO – MÊS VOCACIONAL

Refletindo sobre o 3º Congresso Vocacional do Brasil

(pode ser lido alguns minutos antes da Celebração Eucarística)

Objetivo geral: Aprofundar o tema do “discípulo missionário” a serviço das vocações em uma Igreja ministerial na construção do Reino de Deus.

Objetivos específicos: a) Celebrar a caminhada do serviço de animação vocacional. b)Aprofundar a teologia das vocações na perspectiva do discipulado e da missionariedade à luz de Aparecida. c) Consolidar a identidade do animador e do serviço de animação vocacional na fonte da Palavra de Deus. d) Oferecer pistas de ação para o serviço de animação vocacional, insistindo particularmente no itinerário e no planejamento vocacional.
Justificativa: Realizar o 3º Congresso Vocacional como expressão da caminhada vocacional da Igreja no Brasil, no processo de continuidade de realização dos congressos, acolhendo as orientações do Sínodo sobre a Palavra de Deus e da Conferência de Aparecida, com seus referenciais para a vida (discipulado) e para o serviço das vocações (missão).
Tema: Discípulos missionários a serviço das vocações.
Lema: “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações”. (cf. Mt 28,19)

ANO C (cor verde) – 01/08/2010
18º DOMINGO DO TEMPO COMUM

“Esforçai-vos para alcançar as coisas do alto, onde está escrito” (Cl 3,1b)
Vocação aos Ministérios Ordenados
Junto à porta principal da igreja preparar um bonito painel lembrando o mês vocacional dando destaque à vocação específica de cada domingo. Próximo ao Ambão, pode-se preparar um arranjo simbólico inspirado no salmo, da flor (erva) que está bela pela manhã e murcha à tarde. A equipe de celebração poderá criar dois arranjos: um com flores vivas e outros com flores murchas, bem como algum objeto símbolo do Ministério Ordenado. Seria bom também, conseguir alguma foto do nosso Seminário Arquidiocesano São José e colocá-la em destaque em meio ao arranjo. Pessoas podem acolher a todos às portas dizendo: “Bem vindo, o Senhor lhe revelará o valor de sua vida!” Antes de iniciar a celebração, cantar de forma orante o refrão: “Eis minha vida. É toda tua Senhor. O meu prazer de viver. Em tuas mãos quero por. E vou contente. Guiado por tua Luz. Já não sou eu a viver. Pois vive em mim Jesus”.

Monição Inicial – Queridos irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos a este encontro fraterno em que nos reunimos para celebrar a nossa fé no Cristo Ressuscitado. Neste domingo, por meio de sua Palavra, Deus nos convoca a revermos nossas opções e nos ensina a colocar toda a nossa confiança no Senhor que é refúgio e proteção.O mês de agosto é, na Igreja do Brasil, um tempo dedicado mais particularmente às vocações. Neste primeiro domingo, lembramos os ministérios ordenados: bispos, padres e diáconos. Rezemos de modo especial por aqueles que fazem parte de nossa Arquidiocese. (lembrar o nome do(s) padre(s) de nossa paróquia e fazer a recordação da vida, incluindo o Seminário Arquidiocesano de Mariana). Alegres por todos os sacerdotes que se doam a serviço do Reino e por todos os motivos que nos levam a celebrar a nossa fé e vida, cantemos.

Oração da Assembleia
- Senhor, iluminai vossa Santa Igreja para que saiba evangelizar com simplicidade e seja exemplo de desapego aos bens materiais. Nós vos pedimos.
- Senhor, abençoai nossos padres em sua dedicação no serviço ao Reino, fortalecei suas vocações e concedei que, a exemplo de Cristo, se tornem sempre mais servidores da vossa Igreja. Nós vos pedimos.
- Senhor, iluminai os seminaristas de nossa Arquidiocese, encorajando-os em sua caminhada de discernimento do Chamado que o Senhor lhes fez, bem como todos os que se doam para manter e conduzir o Seminário Arquidiocesano São José de nossa Arquidiocese. Nós vos pedimos.
- Senhor, recompensai todos aqueles que contribuem com a Animação Vocacional da nossa arquidiocese, partilhando um pouco do que têm para ajudar na formação dos nossos futuros padres. Nós vos pedimos.
Senhor, livrai-nos da tentação do apego aos bens materiais e do consumo sem limites para que possamos ser livres e generosos, buscando sempre ajuntar os tesouros que não se perdem na vida eterna. Nós vos pedimos.
Presidente – Rezemos juntos a Oração pelo III Congresso Vocacional do Brasil.
Trindade Santa, Deus da vida e do amor, somos seguidoras e seguidores de Jesus, discípulos missionários a serviço das vocações. Como animadores vocacionais, queremos responder ao mandato de Jesus de “fazer discípulos entre todas as nações”, incentivando a vocação dos cristãos leigos e leigas, à vida consagrada e aos ministérios ordenados construindo uma Igreja corresponsável e ministerial. Buscamos uma Igreja fiel aos sinais dos tempos, samaritana, missionária e libertadora, que responda ao clamor do povo, em suas lutas e esperanças; e que testemunhe a Boa Nova do Reino, com a palavra e com a vida. Que Maria, a Mãe de Jesus, e tantas testemunhas fiéis até o martírio, intercedam a bênção para o 3º Congresso Vocacional do Brasil. Amém.

Apresentação das Oferendas
Junto ao pão e ao vinho, alguns agentes do SAV (Serviço de Animação Vocacional), ou outros membros das pastorais apresentam uma bonita caixa, saindo dela estolas com as palavras: amor, partilha, solidariedade, justiça, compreensão e doação, enquanto se canta.

Depois da Oração pós-comunhão levar a assembleia a cantar: “Enviai Senhor santos operários, para a vossa Messe, pois a Messe é grande Senhor e os operários são poucos!”

A bênção final pode ser do seguinte modo:

Presidente: – Que Deus Pai derrame sobre vós suas bênçãos e vos faça generosos.Amém.
- Que Jesus vos ensine a serem despojados para vos colocardes a serviço do bem comum. Amém.
- Que o Espírito Santo vos livre de toda ganância, ajudando-vos a serdes justos. Amém.
- Abençoe-vos o Deus todo-poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

A despedida final pode ser a seguinte:

“A vida não consiste na abundância de bens”. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.Graças a Deus.

Refletindo sobre o 3º Congresso Vocacional do Brasil
(pode ser lido alguns minutos antes da Celebração Eucarística)
Porque um Congresso Vocacional?

Este evento propõe-se a celebrar a caminhada do serviço de animação vocacional, a aprofundar a teologia das vocações na perspectiva do discipulado e da missionariedade, a consolidar a identidade do animador e do serviço de animação vocacional, e a oferecer pistas de ação para o trabalho vocacional. O 3º Congresso, a exemplo dos anteriores, pela sua metodologia organizativa, vai permitir uma participação diversificada e qualificada de animadores e animadoras vocacionais, nas suas diversas fases. O simples fato de estar juntos e se encontrar, de refletir e partilhar as próprias práticas, de celebrar e propor metas e diretrizes, favorecem uma junção nas prioridades e nas ações, nos princípios e valores, garantindo a unidade no caminho e a riqueza das vocações para a vida e a missão da Igreja no mundo. O Congresso é sempre fruto de um processo profundo do serviço de animação vocacional, sua identidade e missão. Os anteriores se abriram para as questões da antropologia e da cultura vocacional, da inculturação e da evangelização, da oração e da espiritualidade, da integração das pastorais, da pedagogia e do planejamento, do itinerário vocacional. Este vai enfocar a temática do discipulado-missionário no serviço das vocações, iluminando todas as questões anteriores já tratadas e apontando os novos desafios a serem

enfrentados. Certamente o uso do método “ver, julgar e agir” poderá colaborar “para que vivamos mais intensamente nossa vocação e missão na Igreja”.

ANO C (cor verde) – 08/08/2010

19º DOMINGO DO TEMPO COMUM

“Ficai preparados! Pois na hora que menos pensais virá o Filho do Homem.” (Lc 12,40)
Vocação à vida em Família e Dia dos Pais
Preparar o espaço celebrativo levando em consideração o mês vocacional, o dia dos pais e o início da Semana Nacional da Família. Próximo ao Ambão preparar um espaço simbólico contendo pedras, flores, verde e velas acesas, símbolo da vigilância, bem como algum objeto símbolo do Matrimônio. Junto à porta da igreja a equipe acolhe a todos dando as boas-vindas, especialmente aos pais, dizendo: “Bem-vindo e fique sempre atento!”. Envolver a família nos diversos momentos da celebração. Antes de iniciar, entoar suavemente o canto abaixo.

“Um lar onde os pais ainda se amam e os filhos ainda vivem como irmãos, e venha quem vier, encontra abrigo e todos têm direito ao mesmo pão.
Onde todos são por um e um por todos, onde a paz criou raízes e floriu, um lar assim feliz seja o sonho das famílias do Brasil!”
Monição Inicial – Irmãos e irmãs sejam todos bem-vindos para celebrar a Páscoa de Jesus Cristo. Neste domingo o Senhor nos convida a sermos vigilantes, preparando-nos para recebê-Lo na sua vinda gloriosa. Hoje iniciamos a Semana Nacional da Família e recordamos particularmente a vocação paterna. Nesta celebração vamos agradecer ao Senhor todo carinho, atenção e a doação dos pais que conduzem seus filhos e filhas no caminho da justiça e da fraternidade. Unidos na fé e na esperança de construirmos um mundo melhor, cantemos.
Procissão de entrada: crucifixo ladeado por velas, Lecionário (ou Bíblia), pais ou famílias que irão ajudar na celebração, leitores, ministros e o presidente.
Na Liturgia da Palavra, antes da proclamação das Leituras, pode-se cantar o seguinte refrão: “A vossa Palavra, Senhor, é sinal de interesse por nós! Como um pai ao redor de sua mesa, revelando seus planos de amor”.
Onde for possível, uma família se aproxima da Mesa da Palavra, ergue o Lecionário (ou a Bíblia), enquanto se canta. O pai proclama a 1ª leitura, o(a) filho(a) canta o Salmo e a mãe proclama a 2ª leitura.
Oração da Assembleia

Presidente: – Ao Pai que conhece as nossas necessidades e nos concede o que pedimos com fé, elevemos as nossas preces, cantando após cada pedido:
Vossa Igreja vos pede, ó Pai! Senhor, nossa prece escutai!
- Pai do Céu, protegei a vossa Santa Igreja em toda a terra e a mantenha sempre vigilante e pronta a servir com amor o vosso rebanho. Nós vos pedimos.
- Pai do Céu, iluminai aqueles que têm muitos bens materiais, para que saibam servir-se de suas riquezas com responsabilidade, não esquecendo dos mais necessitados. Nós vos pedimos.
- Pai do Céu, fortalecei todos os homens aos quais foi concedida a graça da paternidade, para que sejam presença de amor e carinho junto às suas famílias. Nós vos pedimos.

Apresentação das Oferendas

Uma família entra trazendo, junto ao Pão e ao Vinho, um grande coração com os dizeres:“Onde estiver o vosso tesouro, ai está também o vosso coração”. Um grupo de pais trazem desenhos de corações menores, com palavras bem legíveis. Exemplo: oração, partilha, fé, amor, diálogo, respeito, caridade, perdão, fidelidade, humildade, etc. e depositam num espaço previamente preparado junto ao Ambão.
Depois da Oração pós-comunhão levar a assembleia a cantar: “Enviai Senhor santos operários, para a vossa Messe, pois a Messe é grande Senhor e os operários são poucos!”
Onde for possível, e, de acordo com o tempo, crianças ou adolescentes com boa leitura, proclamam em forma de jogral a mensagem abaixo:
Pedidos de um filho a seu pai

- Pai, não me dê tudo o que peço.
- Pai, não me dê só ordens: peça para eu fazer e farei com mais alegria.
- Pai, cumpra suas promessas: se promete um prêmio, quero o prêmio, se promete castigo, dê o castigo merecido.
- Pai, não me corrija na frente dos outros: ensine-me quando estivermos sozinhos. – Pai, indique o bom caminho e deixe-me caminhar: se você fizer tudo, eu jamais aprenderei.
- Pai, não minta nem peça para eu mentir, sequer para sair de alguma enrascada. Se errar, assuma. Eu vou estimá-lo e aprender a segui-lo.
- Pai , trate-me com amabilidade, como faz com meus amigos. Nós somos os melhores amigos.
- Pai, não me peça para fazer o que você não faz.
- Pai, ensine-me a conhecer e amar a Deus. Mas conheça-o e ame-o antes para que aprenda com suas palavras e ações.
- Pai, quando eu precisar de lhe contar algum problema meu, não diga “não tenho tempo”!
- Pai, compreenda-me, ajude-me, ame-me… e diga que me ama. Vou gostar de ouvir.

A bênção final pode ser do seguinte modo:
Presidente – Deus, Pai da família humana, guarde e faça prosperar o lar de todos vós.Amém.
- O Senhor Jesus, que viveu na família de Nazaré, faça de vossas casas um lugar de aconchego, respeito, diálogo e harmonia cristã. Amém.
- O Espírito Santo, que ilumina, anima e unifica, transforme vossas Igrejas e comunidades em verdadeiras famílias, abertas, acolhedoras e dedicadas aos mais necessitados. Amém.
- Desça sobre todos vós a bênção do Deus-Amor: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém!
A despedida final pode ser a seguinte:
“Não tenhais medo, pois foi do agrado do Pai dar a vós o Reino. Vigiai sempre”. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.

ANO C (cor branca ou dourada) – 15/08/2010
SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA

Anunciar com Maria as maravilhas de Deus

Vocação à vida Religiosa Consagrada
Junto à porta principal da igreja preparar um bonito painel lembrando o mês vocacional, dando destaque à vocação específica de cada domingo, incluindo uma estampa de Maria, ornamentada com beleza e simplicidade, com o tema da celebração. O espaço simbólico poderá ser preparado no presbitério, próximo ao altar (a seu lado), com uma imagem de Nossa Senhora (caso já haja alguma no presbitério, pode-se usá-la, ou, se há dificuldade de locomovê-la, pode-se fazer o arranjo no lugar onde ela está) e um arranjo de flores que se elevam do chão até os pés da imagem, para demonstrar que com Maria nos elevamos ao céu. Pessoas podem estar às portas da igreja acolhendo quem chega dizendo o seguinte: “Bem vindo(a) à festa da Assunção!”.Antes de iniciar, entoar o refrão abaixo: “Vocação é sem medo dizer sempre sim. É gritar que o Amor não tem fim. Sendo fiel à sua Missão. Vocação é deixar tudo, tudo e partir. É tomar sua Cruz e seguir, na Paz infinita do Cristo Jesus!”

Monição Inicial - Amados irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos. Reunidos neste momento privilegiado de contemplação do mistério de Deus presente em nossa vida e das pessoas que compartilham conosco a mesma fé, celebramos com alegria a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, reconhecendo a importância que Maria teve no plano de Deus e na história de nossa salvação. Celebrando o encerramento da Semana da Família, lembremos, de modo especial, das vocações religiosas, dos irmãos e irmãs consagrados, que doam suas vidas a serviço do Reino testemunhando Jesus Cristo como discípulos missionários. Com o coração em festa, cantemos.
Após a Procissão de entrada e a Saudação Inicial feita pelo Presidente, pode-se realizar uma entrada com a imagem de Maria a Mãe do Senhor.

Pode-se ler - Maria é mãe que acolhe e protege o Redentor e continua no céu a missão de ser nossa protetora e nossa intercessora. Acolhamos com amor e devoção a imagem da Mãe de Jesus e da Igreja.

(Durante o canto várias crianças com vestes brancas e com flores nas mãos formam um corredor e
uma família entra com a imagem, colocando-a em lugar previamente preparado).
Pode-se cantar o seguinte:

1. Maria concebida, sem culpa original, trouxeste a luz da vida na noite de Natal. Tu foste imaculada na tua conceição, ó mãe predestinada da nova criação.
Maria da Assunção, escuta a nossa voz e pede proteção a cada um de nós. (bis)
2. Maria, mãe querida, sinal do eterno amor. No ventre deste a vida e corpo ao Salvador. Ao céu foste elevada por anjos do Senhor, na glória coroada, coberta de esplendor.
Na Liturgia da Palavra, antes da proclamação das leituras pode-se cantar: “És Maria a Virgem que sabe ouvir. E acolher com fé a Santa Palavra de Deus. Dizes “sim” e logo te tornas Mãe; Dás à luz depois o Cristo que vem nos remir. Virgem que sabe ouvir. O que o Senhor te diz! Crendo geraste Quem te criou! Ó Maria, tu és feliz”.

No Evangelho Os versículos 46 a 55 podem ser cantados por uma mulher.
Oração da Assembleia:

- Tirai de nosso meio as ameaças de morte provocadas pela maldade, e ajudai-nos a gerar vida divina na sociedade. Vos pedimos:
Nossa Senhora da Assunção, rogai conosco ao Pai!
- Acolhei, Deus de bondade, nossa Igreja como esposa fiel e concedei aos vossos filhos e filhas a alegria de um dia participar da felicidade eterna. Vos pedimos:
- Vós que sois a fonte da vida, não nos deixeis desanimar no empenho de gestar vossa vida divina entre nós para o bem do mundo inteiro. Vos pedimos:
- A exemplo de Maria, vossa filha predileta, abri nossos olhos para ver as necessidades de nossos irmãos e irmãs e ir ao encontro deles pelo serviço fraterno. Vos pedimos:
- Hoje, confiamos a vós os religiosos e os consagrados, para que através de seu testemunho de vida sejam promotores do Evangelho em nosso mundo. Vos pedimos:

Apresentação das Oferendas

Membros do SAV, da Pastoral Familiar, ECC e outros grupos que trabalham com as famílias, ou mesmo religiosos(as) podem oferecer, junto do Pão e do Vinho, algo simbolizando o que aconteceu na Semana da Família.
Depois da Oração pós-comunhão levar a assembleia a cantar: “Enviai Senhor santos operários, para a vossa Messe, pois a Messe é grande Senhor e os operários são poucos!”

Onde houver religiosos(as), pode-se fazer uma breve homenagem.

A bênção final pode ser do seguinte modo:
Presidente: O Deus de bondade, que pelo Filho da Virgem Maria, quis salvar a todos, vos enriqueça com sua bênção. Amém.
- Seja-vos dado sentir sempre e por toda a parte a proteção da Virgem, por quem recebemos o autor da vida. Amém.
- E vós, que vos reunistes hoje para celebrar sua solenidade, possamos colher a alegria espiritual e o prêmio eterno. Amém.
- Abençoe-vos Deus todo-poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
A despedida final pode ser a seguinte: “Vivam gerando vida divina em vossas vidas humanas”. Ide em paz, o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.

Refletindo sobre a Vocação aos Ministérios Leigos
(pode ser lido alguns minutos antes da Celebração Eucarística)
O carisma da vocação leiga ocupa um lugar central na Igreja, define a Igreja para o mundo. Outras vocações não têm essa centralidade. Através desse carisma a Igreja se faz presente no mundo. O mundo e não a Igreja é a meta dos caminhos de Deus. A Igreja precisa se abrir para o mundo, por isso precisa de leigos. Eles têm a missão de fazer com que o mundo entre em comunhão com mistério que a Igreja representa (Reino de Deus). A vocação leiga tem sua origem nos sacramentos do Batismo e da Crisma. O fiel cristão leigo tem o papel de libertar o mundo dos falsos ídolos e de todas as prisões que oprimem e destroem a pessoa humana. Os leigos são fermento na massa, sal e luz do mundo. Além de constituir família, a grande missão da maioria dos leigos, sabemos que eles têm um importante papel na transformação da sociedade. Vejamos algumas de suas principais características: estar inserido no meio da sociedade como luz que ilumina os difíceis caminhos. Colocar em prática as possibilidades cristãs escondidas no meio do mundo. Valorizar os sinais do Reino presente de maneira latente no meio da sociedade e combater as tantas forças do anti-reino, ou seja, forças que promovem a injustiça e a morte. Ser sinais visíveis de Jesus Cristo na família, no trabalho, na política, na economia, na educação, na saúde pública, nos meios de comunicação social, nos órgãos públicos, nos esportes, no serviço liberal e em tantos outros espaços no meio da sociedade. Praticar a sua fé e seu amor a Deus em todos os lugares e em quaisquer necessidades. Participar com fidelidade e criatividade na construção de um mundo novo. Os cristãos leigos vivem o Evangelho que lêem, que rezam e que celebram, não apenas entre paredes de uma Igreja, mas em todos os lugares. São aqueles que fazem do seu trabalho a liturgia diária e prolongam a Missa Dominical em todos os dias da semana.

ANO C (cor verde) – 22/08/2010
21° DOMINGO DO TEMPO COMUM

A Salvação é proposta para todos!
Vocação aos Ministérios Leigos
Preparar o espaço celebrativo levando em consideração o mês vocacional, neste dia, a vocação leiga. Considerando Jesus como porta, sugerimos um arranjo que destaque uma estampa de Jesus colocada acima de dois patamares (pedras, tijolos, ou madeira), com velas acesas. Simboliza o caminho para se passar pela porta estreita (Jesus) e as velas, a luz do Evangelho que ilumina esta estrada. As flores amarelas com o ramo verde simbolizam a esperança e a alegria de caminhar nos caminhos de Jesus. Junto às portas da igreja acolher quem chega dizendo: “Vamos passar pela porta! Seja bem-vindo”. Antes de iniciar, entoar o refrão meditativo, suavemente: “Aquele que vos chamou. Aquele que vos chamou. É fiel! É fiel! Fiel é aquele que vos chamou!”

Monição inicial: Caríssimos irmãos e irmãs, paz e bem a todos vocês que vieram participar conosco da celebração do Mistério Pascal, neste dia em que trazemos presente a vocação leiga na Igreja. Jesus, na liturgia de hoje nos alerta que o Reino é para todos, mas a porta é estreita. Todos são convidados, não há restrições, mas a radicalidade do caminho do discipulado permanece. Sem levar a sério a proposta, poderemos ser excluídos do grupo de Jesus. Peçamos ao Senhor da vida neste encontro que nos ajude a assumirmos com amor, alegria e responsabilidade nossa vocação leiga de discípulos missionários no ambiente em que vivemos. Jubilosos, cantemos.

Procissão de entrada como de costume. Convidar o Conselho Paroquial de Pastoral para participar.

Oração da Assembleia

- Deus de amor, despertai mais vocações leigas em vossa Igreja, para que vosso projeto de vida seja
anunciado a todos os irmãos(as), a fim de que tenhamos uma sociedade mais justa e fraterna. Nós
vos pedimos.
- Deus de amor, abri nosso coração aos vossos ensinamentos para que, mesmo sendo difícil,
optemos em passar pela porta estreita, pois sabemos que encontraremos a plenitude da vida. Nós
vos pedimos.
Presidente – Rezemos juntos a Oração do 3º Congresso Vocacional do Brasil.

Trindade Santa, Deus da vida e do amor, somos seguidoras e seguidores de Jesus, discípulos missionários a serviço das vocações. Como animadores vocacionais, queremos responder ao mandato de Jesus de “fazer discípulos entre todas as nações”, incentivando a vocação dos cristãos leigos e leigas, à vida consagrada e aos ministérios ordenados construindo uma Igreja corresponsável e ministerial. Buscamos uma Igreja fiel aos sinais dos tempos, samaritana, missionária e libertadora, que responda ao clamor do povo, em suas lutas e esperanças; e que testemunhe a Boa Nova do Reino, com a palavra e com a vida. Que Maria, a mãe de Jesus, e tantas testemunhas fiéis até o martírio, intercedam a bênção para o 3º Congresso Vocacional do Brasil. Amém.

Apresentação das Oferendas

A equipe prepara com antecedência e oferece, junto ao Pão e ao Vinho, o que a paróquia e a comunidade estão realizando de acordo com Projeto Arquidiocesano de Evangelização conforme os eixos: discípulos missionários, opção preferencial pelos pobres, formação permanente, educação e cultura, família e juventude, contexto urbano, meio rural, ecologia, comunicação e estruturas da Igreja, enquanto se canta.
Depois da Oração pós-comunhão levar a assembleia a cantar: “Enviai Senhor santos operários, para a vossa Messe, pois a Messe é grande Senhor e os operários são poucos!”
A bênção final pode ser do seguinte modo:

Presidente – Que o Deus de toda consolação disponha na sua paz os vossos dias e vos conceda as suas bênçãos. Amém.
 Sempre vos liberte de todos os perigos e confirmem os vossos corações em seu amor.Amém.
- E assim, ricos em esperança, fé e caridade, possais viver praticando o bem e chegar felizes à vida eterna. Amém.
- A bênção do Deus da vida, Pai, Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre. Amém.
A despedida final pode ser a seguinte:
“Esforçai-vos e caminhai na estrada de Jesus para passardes pela porta estreita da salvação eterna”.
Ide em paz, o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.

ANO C (cor verde) – 29/08/2010
22° DOMINGO DO TEMPO COMUM

Sejamos humildes e encontraremos graça diante do Senhor!
Dia Nacional do(a) Catequista
Preparar o espaço celebrativo levando em consideração o mês vocacional, o dia do catequista. Dar destaque ao Ambão, Mesa de onde o Senhor nos fala, colocando a seus pés flores e símbolos da caminhada catequese, como o Plano Arquidiocesano, tudo isso sem invadi-lo nem escondê-lo. Junto à porta da igreja a equipe acolhe a todos dando as boas-vindas, especialmente aos catequistas, dizendo: “Bem vindo! Venha para perto da mesa!”. Envolver os catequistas nos diversos momentos da celebração. Antes de iniciar, entoar bem devagar o refrão: “Catequese, catequese é o caminho. Que o discípulo conduz para a Missão. Catequistas a serviço da Palavra, construamos a Igreja em comunhão” (n. 2 do CD: “Catequese, caminho para o Discipulado”)

Monição Inicial – Irmãos e irmãs, sintam-se bem-vindos para celebrarmos a Páscoa de Cristo na páscoa da gente e a páscoa da gente na Páscoa de Cristo. Concluindo o Mês Vocacional, escutamos a Boa Nova da mensagem de Jesus que nos convida a abandonar qualquer atitude que nos leve a procurar o “primeiro lugar”. Toda vocação começa com um chamado ao amor e ao serviço. Só serve bem quem é humilde. Neste Dia do(a) Catequista, queremos lembrar tantos homens e mulheres que desempenham este importantíssimo ministério em nossas comunidades. Acolhendo o convite para seguirmos o caminho da humanidade e participarmos do melhor lugar na festa de Deus, cantemos alegremente.

Procissão de entrada: (Círio Pascal, água, catequistas e catequizandos. Outros símbolos da realidade local)
Pode haver uma Procissão com a Palavra sendo esta trazida por Catequistas, uma vez que estão a serviço da Palavra. Os mesmos catequistas poderão proclamar as leituras.
Antes de proclamar a Palavra pode-se o cantar o refrão orante: “A Palavra está perto de ti, em tua boca, em teu coração!”
Oração da Assembleia:
Elevemos ao Pai os nossos pedidos e cantemos: Vossa Igreja vos pede, ó Pai! Senhor, nossa prece escutai!”
- Senhor, dai-nos sabedoria para acolher os ensinamentos do vosso Filho Jesus e praticá-los fielmente com humildade e simplicidade no relacionamento com o próximo e na valorização dos trabalhos comunitários. Nós vos pedimos.
- Senhor, guiai-nos na vivência de nossa vocação batismal, nos serviços e ministérios de nossa comunidade. Nós vos pedimos.
- Senhor, abençoai todos os catequistas que hoje celebram o seu dia, para que, impulsionados pela força do Espírito Santo, se empenham em trabalhar com ardor pela vossa messe. Nós vos pedimos.

Presidente – Rezemos juntos a Oração do(a) Catequista.
Senhor, como os discípulos de Emáus, somos peregrinos. Vem caminhar conosco! Dá-nos teu Espírito, para que façamos da catequese caminho para o discipulado. Transforma nossa Igreja em comunidades orantes e acolhedoras, testemunhas de fé, de esperança e caridade. Abre nossos olhos para reconhecer-te nas situações em que a vida está ameaçada. Aquece nosso coração, para que sintamos sempre a tua presença. Abre nossos ouvidos para escutar a tua Palavra, fonte de vida e missão. Ensina-nos a partilhar e comungar do Pão, alimento para a caminhada. Permanece conosco! Faz de nós discípulos missionários, a exemplo de Maria, a discípula fiel, sendo testemunhas da tua Ressurreição. Tu que és o Caminho para o Pai. Amém.
Depois da Oração pós-comunhão levar a assembleia a cantar: “Enviai Senhor santos operários, para a vossa Messe, pois a Messe é grande Senhor e os operários são poucos!”
Neste momento a comunidade pode fazer uma breve e bonita homenagem aos catequistas.
A bênção final pode ser do seguinte modo:
Presidente – Concedei, ó Deus, aos vossos filhos e filhas a vossa proteção e a graça da humildade em suas vidas. Amém
- Colocai neles o vosso Espírito de amor e, imitando vosso Filho que veio para servir, vivam no serviço fraterno. Amém
- Fazei que se amem como irmãos e irmãs e vos busquem de todo coração através da Palavra e dos sacramentos. Amém
- E a bênção do Deus bondoso, Pai e Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e convosco permaneça para sempre. Amém
Tendo-se preparado um recipiente com óleo perfumado, pode-se, aqui, realizar o envio dos(as) catequistas, rezando sobre eles e ungindo-os.
A despedida final pode ser a seguinte:
“Partilhem com humildade e simplicidade suas vidas na grande mesa da vida”. Ide em paz, o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.

Pe. Eliseu (Coordenador do SAV Arquidiocesano)
Elaborado pelo SAV/PV da arquidiocese de Mariana (Leia mais no SIT...)

domingo, 11 de julho de 2010

ORIENTAÇÕES PARA O 3º CONGRESSO VOCACIONAL

AOS DELEGADOS AO CONGRESSO
III CONGRESSO VOCACIONAL DO BRASIL
Tema: “Discípulos missionários a serviço das vocações”
Lema: “Ide, pois, fazer discípulos entre as nações” (cf. Mt 28,19)
Indaiatuba, Itaici, 03 a 07 de setembro de 2010

 Oferecemos quartos com 02 (duas) ou 03 (três) camas, os mesmos contam com serviços de toalete e banho.
 Informamos que o critério utilizado para o acerto dos valores será sempre fechado, ou seja, 4 diárias completas, sendo a entrada dia 03/09 após o almoço e saída dia 07/09 após o almoço.
 Para aqueles que chegarem antes do horário estabelecido haverá o acréscimo de ½ diária. Se chegarem com um dia de antecedência o acréscimo será de uma diária.
 Visitas: Convidados / Palestrantes com permanência na Casa por até 06 hs pagam 35,00 (trinta e cinco reais) . Convidados / Palestrantes com permanência na Casa por mais 06 hs pagam 70,00 reais (setenta reais)
 Fixação de cartazes, banners e outros devem ser realizados pela equipe de trabalho do evento com a orientação do funcionário da Casa. Para melhor atendê-los, pedimos que nos comuniquem com antecedência sobre a quantidade de suportes que irão precisar.
 Se a equipe de trabalho convidar Expositores de Livros, Agências de Viagens, ou qualquer outro tipo de promoção para o evento, pedimos que as negociações sejam diretas com a Direção da Casa. Pois temos reservados espaços apropriados para esses fins.
 Horário da Casa (07h10m às 22h30m) - qualquer alteração neste horário, inclusive na programação do encontro, solicitamos entrar em contato com a coordenação da casa. Os Portões da Casa fecham às 23h00m.
 Informamos que as refeições serão servidas nos seguintes horários: Café da manhã (7h30m às 8h30m), Almoço (12h00 às 13h50) e Jantar (19h00m às 20h00m).
 As inscrições somente serão consideradas válidas mediante pagamento da taxa. O delegado somente poderá ser substituído até a data de 15 de agosto de 2010. Em caso de desistência não haverá reembolso do valor da taxa de inscrição.
Atenciosamente,

Pe. Reginaldo de Lima
Secretário Geral do 3º CVB

AGENDA DO SAV LESTE II


PASTORAL: VOCACIONAL

ATIVIDADE DO REGIONAL LESTE II
- Reunião da coordenação das províncias

DATA
09 de março
01 de junho
05 de novembro

LOCAL:
CNBB –Av. João Pinheiro, 39 - 2° andar - Belo Horizonte -

CONTATO: Ir. Gervis Monteiro

ATIVIDADE:

1° Congresso Vocacional – Regional Leste II
Centro de Formação Martina Toloni -Vila Velha – ES.
Arquidiocese de Vitória
DATA:
30, 31 de jul a 01° de agosto
CONTATO:
Ir. Gervis Monteiro e Pe. Márcio Ferreira de Sousa
ATIVIDADE:
III Congresso Vocacional do Brasil
Itaici- São Paulo
03 a 07 de setembro de 2010.
CONTATO: Ir. Gervis Monteiro
ATIVIDADE:
Reunião dos coordenadores do SAV em nível nacional
Centro Rogate – São Paulo
DATA:
22 a 23 de março
Reunião Conjunta da CMOVC
DATA: 25 a 28 de outubro
LOCAL: Aparecida-SP
CONTATO:
Pe. Reginaldo
ATIVIDADE:
Celabração do dia do Bom Pastor
Tema: Testemunho suscita vocações
DATA: 4° domingo da Páscoa
CONTATO: Ir. Gervis e coordenadores das províncias eclesiástica
ATIVIDADE:
Celebrar as diversidades das vocações na Igreja.
Em todas as dioceses
DATA:Agosto mês vocacional
Tema: Discípulos Missionários a serviço das vocações’
CONTATO:
Ir. Gervis e coordenadores das províncias eclesiástica
Província de Belo Horizonte
ATIVIDADE:
Reunião da coordenação
DATA:
08 de fevereiro - Casa de Oliveira - BH-8h30min às 13h
03 de maio - Casa de Divinópolis - BH - 8h30min às 13h
04 de outubro - Casa de Sete Lagoas - BH - 8h30min às 13h
Seminário S. José em Belo Horizonte
- III Assembléia do SAV
DATA: 12 a 14 de novembro
LOCAL: Divinópolis

CONTATO:
Pe. Everaldo Quirino
Província de Belo Horizonte Pe. Everaldo Quirino
Província de Diamantina
ATIVIDADE:
Estudo do texto base do III Congresso Vocacional
LOCAl: Diocese de Almenara
data: 31 de abril a 01 de maio
contato: Pe. Aleandro Santos Vieira

Província de Juiz de Fora
ATIVIDADE:
- 1° Sínodo arquidiocesano
LOCAL: Juiz de Fora
13/12/2009 a 21/01/2010
- Estudo do texto base do III Congresso Vocacional
Local a definir
Data a definir
CONTOATO: Ir. Terezinha e Willian

Província de Mariana
ATIVIDADE:
Ceara: grande encontro de juventudes
DATA: 13 a 16 de fevereiro
LOCAL: Viçosa
- Reunião da coordenação
DATA:
20 de março
09 de outubro
- Estudo do documento final do III Congresso vocacional do Brasil
DATA: A definir
Novembro
CONTATO: Ir. Eva
- Encontros vocacionais
LOCAL: Governador Valadares
DATA: Um vez por mês
CONTATO: Padre Anderson José de Paula
- Reunião da coordenação do SAV e GV
Gov. Valadares
Um vez por por mês
CONTATO:
Padre Anderson José de Paula
- Assembléia de Animadores Vocacinais (Mariana)
Data: 15 de maio
Local: Ponte Nova

Província de Pouso Alegre
ATIVIDADE:
Encontro de Acompanhamento Vocacional
LOCAL: Três Corações Dioc. de Campanha
19 a 21 de fevereiro
CONTATO: Reginaldo
- Encontro Diocesano da OVS
LOCAl: Três Corações (Dia Mundial de Oração pelas Vocações)
25 de abril
- Congresso/Assembléia Vocacional
Diocese da Campanha
Data a definir
- Reunião da coordenação das dioceses do SAV
Diocese de Campanha
DATA: maio
- Encaminhamento para o I Congresso Regional
Local a definir
DATA: Junho e setembro
- Congresso Vocacional
Três Corações diocese de Campanha
DATA: 12 a 14 de novembro
Província de Montes Claros
ATIVIDADE: Reunião da coordenação
LOCAL: Paracatu
DATA: 02 de março
CONTATO: Pe. Antonio Eduardo